O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prorrogou e ampliou o alerta de perigo potencial, nível amarelo, para chuvas intensas em várias áreas do estado de São Paulo, incluindo a região de Ribeirão Preto.
De acordo com o aviso, há previsão de pancadas que podem variar entre 20 mm/h e 30 mm/h, com acumulado diário de até 50 mm, além de rajadas de vento na faixa de 40 km/h a 60 km/h. Esses fenômenos aumentam o risco de cortes de energia, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas.
A meteorologia local, segundo a Climatempo, aponta que o deslocamento de um cavado em direção a Minas Gerais favorece a formação de pancadas isoladas de moderada a forte intensidade sobre Ribeirão Preto; a temperatura máxima prevista para a cidade é de cerca de 30°C.
O Inmet recomenda atenção redobrada: em caso de rajadas, evite se abrigar sob árvores, não estacione veículos próximas a torres de transmissão ou placas e reduza o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Moradores devem acompanhar atualizações oficiais e adotar medidas de prevenção diante do risco de alagamentos e interrupções no fornecimento de energia.