Interessados que queiram ocupar espaços públicos devem solicitar o apoio institucional até o dia 2 de junho
Foto: Divulgação
A Secretaria da Cultura e Turismo prorrogou até o dia 2 de junho, o cadastramento de propostas e projetos (pessoas físicas e jurídicas) de manifestações culturais juninas e julinas em espaços públicos e que necessitem de apoio institucional durante o período das festividades, nos meses de junho e julho de 2023.
Para o cadastramento, os interessados deverão preencher o formulário on-line e anexar os documentos solicitados.
A Secretaria da Cultura e Turismo ressalta que o cadastramento é importante para que a Comissão Técnica analise e verifique a viabilidade da manifestação perante a legislação vigente, além do planejamento da logística de apoio às ações ou ocupações que poderão acontecer nesta época.
Mais informações sobre o cadastramento também podem ser obtidas na Secretaria da Cultura e Turismo pelo e-mail fmc@cultura.pmrp.com.br, whatsApp (16) 98109-2477 ou telefone (16) 3977-7414, com o Departamento de Atividades Culturais.
Documentação necessária
Para pessoa física, é necessário anexar arquivo em PDF, nos campos específicos do formulário, com os seguintes documentos: Documento de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência atual.
Já para pessoa jurídica, é preciso anexar arquivo em PDF, nos campos específicos do formulário, dos seguintes documentos: Estatuto ou contrato social; Ata de eleição de sua diretoria (se for o caso); Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ); Comprovante de endereço atual e documentos do representante legal (RG e CPF).
Origem da Festa Junina
Introduzida no Brasil pelos colonizadores portugueses, a Festa Junina teve uma grande aceitação dos povos que habitavam o país à época. Passou a se incorporar a cultura nacional com o tempo, ganhando suas particularidades e que influenciaram as danças, comidas e músicas como conhecemos hoje.
Atualmente, a Festa Junina é celebrada nas mais variadas regiões do Brasil, mas a tradição mais forte está na região Nordeste, com a realização de eventos que duram o mês todo e movimentam a economia das cidades, como em Campina Grande, que recebeu o título de maior Festa Junina do Brasil em 2022.