O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que as agências abrirão em caráter extraordinário no sábado (24) e no domingo (25) para antecipar atendimentos e compensar a suspensão programada para o final do mês. A iniciativa visa reduzir o impacto da parada técnica prevista nas unidades presenciais entre quarta (28) e sexta-feira (30), quando haverá melhorias nos sistemas da Dataprev.
Quem preferir ser atendido em dia útil poderá solicitar o reagendamento (reencaixe). Até as 19h de terça-feira (27) os canais remotos, Meu INSS (site e aplicativo) e a central telefônica 135, seguirão em operação normal, com mais de 100 serviços disponíveis. A partir das 19h do dia 27, esses canais ficarão indisponíveis até 31 de janeiro, segundo o INSS.
A autarquia justificou a paralisação como necessária para a modernização dos sistemas, com objetivo de aumentar a estabilidade, a segurança e a eficiência dos serviços. O INSS orienta usuários a anteciparem demandas e a levarem documento de identidade com CPF e comprovante de residência nos atendimentos presenciais especiais do fim de semana para evitar contratempos.