INSS retoma atendimento presencial e Central 135; simulador voltará só na quarta

A maior parte dos serviços do Meu INSS está disponível novamente, mas o ministério informou que o simulador de aposentadoria só deverá voltar a operar na quarta-feira, 4 de fevereiro

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
INSS retoma atendimento presencial e Central 135; simulador voltará só na quarta

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retomou o atendimento presencial em agências de todo o país e a Central 135, após a paralisação motivada por manutenção programada na infraestrutura tecnológica. Segundo o Ministério da Previdência, a migração dos últimos mainframes para uma plataforma mais moderna foi concluída pela Dataprev, com cerca de 220 profissionais envolvidos entre 28 de janeiro e 1º de fevereiro.

A maior parte dos serviços do Meu INSS está disponível novamente, mas o ministério informou que o simulador de aposentadoria só deverá voltar a operar na quarta-feira, 4 de fevereiro. Por causa do aumento de acesso esperado no retorno, pode haver lentidão, especialmente em funcionalidades que exigem biometria.

Para minimizar os impactos à população, o INSS já havia antecipado perícias médicas e avaliações sociais programadas para o período de interrupção e permitiu o reagendamento de atendimentos perdidos. Com a atualização da infraestrutura, a previsão é reduzir o tempo de processamento da folha de pagamento de 96 para 48 horas e ampliar a capacidade dos serviços digitais.

O órgão recomendou que, caso o usuário encontre dificuldades para entrar no sistema, tente o acesso novamente, de preferência fora do horário comercial, já que as funcionalidades ficam disponíveis 24 horas.