Locomotiva está estacionada ao lado da antiga estação Mogiana
Foto: Divulgação
Projetada em 1893 para atender as necessidades da Companhia Mogiana na época, a locomotiva vapor 420 que se encontra ao lado da antiga estação da Mogiana poderá ser doada para o futuro Museu Ferroviário de Ribeirão Preto.
A informação chegou por meio do presidente do Instituto da História do Trem, Denis Willian Esteves em visita ao gabinete do prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira.
“Ela está sendo doada ao Instituto da História do Trem de Ribeirão Preto e poderá fazer parte do acervo do Museu do Trem que iniciará a primeira etapa com a restauração da locomotiva. Na segunda etapa, prevemos a implantação do Trem Turístico que deverá circular entre a Estação Barracão, da avenida D. Pedro e a estação Mogiana”, explica Denis.
Duarte Nogueira ressaltou a importância do Instituto no processo de restauração da locomotiva “Amália 12” recém instalada no Parque Maurílio Biagi. “Iniciamos o processo de restauro em 2020 e durante três anos o olhar técnico do IHT foi extremamente importante para garantir um trabalho adequado à locomotiva”, disse.