Karatecas de Franca lideram o Brasileiro e somam 47 pódios em Santo André

Foram 20 ouros, 14 pratas e 13 bronzes, resultado que garantiu à delegação francana o 1º lugar geral por associações entre as entidades participantes

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 2 minutos de leitura
Karatecas de Franca lideram o Brasileiro e somam 47 pódios em Santo André

A equipe de karatê de Franca, apoiada pela Secretaria de Esporte e Cultura da Prefeitura, conquistou 47 medalhas no Campeonato Brasileiro de Karatê 2025, realizado em Santo André. Foram 20 ouros, 14 pratas e 13 bronzes, resultado que garantiu à delegação francana o 1º lugar geral por associações entre as entidades participantes. A competição reuniu 812 atletas de 20 estados.

Com o ciclo competitivo de 2025 encerrado, a comissão técnica já projeta a preparação para a próxima temporada, com a intenção de manter e ampliar o protagonismo do karatê de Franca no cenário nacional.

Relação dos medalhistas por categoria:

Categorias de base

  • Sub-7: Caleb Acarrone Mota, ouro em kata individual.
  • Sub-9 (faixas vermelha a verde): Brayan Gamaliel, ouro em kata individual, ouro em kumitê e prata em kata por equipe.
  • Sub-10 (faixas vermelha a verde): Pietro Silva, bronze em kata individual e prata em kumitê; Alanna Aguilero, prata em kata por equipe e bronze em kumitê feminino.
  • Sub-11: Ketuly Amorim Domingos, ouro em kata individual (branca a amarela); Pérola Gianna Rezende de Albuquerque, bronze em kata individual, prata em kata por equipe e prata em kumitê; Ana Beatriz Vitorino Barros, bronze em kata individual.
  • Sub-12 (faixas roxa a preta): Ricardo David, ouro em kata individual e prata em kata por equipe.
  • Sub-13: Davi Luís Stefani Cintra, bronze em kata individual; Anita Lopes Prado, prata em kata individual (vermelha a verde) e ouro em kata por equipe; Maria Eduarda, ouro em kata por equipe; Helena Magrin Borges, bronze em kata individual (roxa a preta) e ouro em kata por equipe feminino absoluto.

Categorias intermediárias e júnior

  • Sub-17 (faixas roxa a preta): Pietra Cruz Castanheiro, ouro em kumitê por equipe e bronze em kumitê individual; Valentina Pires Peliciari, bronze em kata individual.
  • Júnior (18 a 20 anos): Gabriel Marcelino dos Santos, bronze em kata individual e bronze em kumitê até 67kg; Bruno César Nicula Nascimento, prata em kumitê até 67kg e bronze em kata individual; Kaio Alves Otoboni, ouro em kumitê individual +65kg e ouro em kumitê por equipe Sub-16/17.
  • Sub-21: Stephanie Guenka Palma Dibb, ouro em kata por equipe sênior, ouro em kumitê por equipe sênior, ouro em kumitê individual -55kg, prata em koten kata e bronze em kata individual; Marina Radaelli Gatti, ouro em kata individual, ouro em kata por equipe sênior, e duplo ouro em kumitê (individual e por equipe sênior).

Categorias sênior e master

  • Sênior: Igor Miron Veronez, bronze em kumitê até 75kg (roxa a preta); Piasky Alexandre Simões, ouro em kumitê até 75kg e prata em kumitê por equipe; Naiara Jurema do Nascimento, bronze em kumitê até 60kg; Luciana Gabriely Sobrinho Souza, prata em kata (vermelha a verde) e ouro em kumitê até 61kg.
  • Master: Ilko Júnior Duarte, prata em kumitê Master 1; André L. Nunes, prata em kumitê Master 2.

A Prefeitura destacou o desempenho como reflexo dos investimentos em formação e suporte técnico. Atletas e treinadores avaliam o torneio como importante etapa de consolidação e anunciam sequência de treinos e participações em eventos para 2026.