A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto promove no próximo dia 22 de julho o evento oficial de lançamento da 24ª edição da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL).

A cerimônia será realizada no auditório do Sesc Ribeirão Preto, localizado na rua Tibiriçá, 50, no Centro, a partir das 10h. O encontro reunirá imprensa, parceiros e convidados para a apresentação detalhada da programação da feira, que acontecerá entre os dias 15 e 24 de agosto em diversos espaços da cidade.

Com o tema "Futuros Possíveis: entre linhas e parágrafos", a edição deste ano é inspirada no livro "Caminhos da cultura no Brasil: um olhar sobre o futuro", do sociólogo italiano Domênico De Masi, um dos homenageados da feira. A programação contará com cerca de 500 atividades, abrangendo salões de ideias, conferências, bate-papos, espetáculos musicais, circenses e teatrais, além de lançamentos de livros com sessões de autógrafos e palestras. As atrações são destinadas a públicos de todas as idades, incluindo crianças, jovens e idosos.

Segundo Adriana Silva, vice-presidente da Fundação e curadora da FIL, a proposta é provocar uma reflexão coletiva sobre as transformações culturais ocorridas no Brasil na última década e estimular o debate sobre os caminhos futuros do país. "O livro base para esta edição reúne contribuições de 11 intelectuais brasileiros que apresentam um panorama cultural para 2025, incentivando um exercício de imaginação e análise para visitantes e comunidade", afirmou.

A feira presta homenagem a quatro autores: Domênico De Masi, Djamila Ribeiro, André Luiz Oliveira e o ribeirão-pretano Matheus Arcaro. Dulce Neves, presidente da Fundação, destaca que a diversidade das atividades busca ampliar o acesso à literatura, envolvendo diferentes públicos e promovendo a cultura de forma democrática.

A realização da FIL conta com o apoio da Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio de várias secretarias municipais, além do Ministério da Cultura, Secretaria Estadual de Cultura, Sesc e Senac.