Iniciativa visa a comemoração ao dia do lobo-guará, bem como a preservação da espécie
Foto: Fernando Gonzaga
Em comemoração ao Dia Nacional do Lobo-Guará, que acontece em 12 de outubro, a Secretaria do Meio Ambiente, por meio da Divisão de Educação Ambiental e incentivada pela AZAB (Associação de Zoológicos e a Aquários do Brasil), desenvolverá nesta quarta-feira, 11 de outubro, atividades educativas e de conscientização. A iniciativa será realizada juntamente com a equipe técnica do Bosque e Zoológico Fábio Barreto, local que sediará as atividades.
As ações desenvolvidas em comemoração ao dia do lobo-guará fazem parte de um esforço educacional que visa contribuir para a redução dos impactos ambientais causados nas áreas naturais, que fazem com que várias espécies, incluindo o lobo-guará, sofram ou acabem sendo mortas, por falta de abrigo, alimentação, acidentes nas rodovias ou ainda mortes por donos de propriedades rurais pelo fato dos mesmos atacarem galinheiros em busca de comida.
Sobre o lobo-guará
É o maior canídeo da América do Sul, seus pelos avermelhados se confundem com o campo do Cerrado e suas pernas longas permitem que enxerguem por cima da vegetação. Apresenta hábitos crepuscular e solitário, é um animal onívoro que se alimenta desde roedores, pequenos répteis, aves e frutas. É uma das espécies ameaçadas de extinção do nosso país, é considerado o semeador do Cerrado pois distribui por onde passa as sementes que passam por seu trato digestivo.
O maior canídeo das américas sofre com a perda de hábitat, desmatamento e transformação dos ambientes naturais em plantações e áreas de pastagem que obrigam a sair em busca de alimento e se tornar alvo de caçadores ainda existentes nos tempos atuais.
O Bosque e Zoológico Fábio Barreto desempenha um importante papel no processo de reabilitação dos animais vitimizados da região de Ribeirão Preto. Como exemplo são o histórico do casal de lobos que foram acolhidos no local.
Entregue ao Bosque Zoológico pelo Corpo de Bombeiros, em agosto de 2021, com aproximadamente seis meses de idade, o filhote órfão macho foi resgatado muito debilitado, desidratado e hipoglicêmico em uma rodovia entre Serrana e Altinópolis. Já a fêmea, também filhote e resgatada pelo Corpo de Bombeiros, chegou em setembro de 2021, encontrada em Jardinópolis vítima de uma queimada. Ambos se encontram saudáveis e reabilitados recebendo todos os cuidados necessários pela equipe técnica do Bosque Zoológico.
Sobre a reabilitação dos animais
Por meio do programa 'Nova Chance', o Bosque Municipal reabilita e busca reintroduzir na natureza animais silvestres vítimas de maus-tratos, atropelamentos e queimaduras. É também por meio do programa que animais encontrados durante apreensões são abrigados. Os animais após receberem o tratamento adequado para suas reabilitações e considerados recuperados, são, quando possível, devolvidos à natureza.
Programação Dia do Lobo-Guará
Quarta-feira, dia 11 de outubro:
9h - 16h30:
• Projeto Urutau atuará mostrando para os visitantes o trabalho de atuação em incêndios e resgate de fauna em nossa região
O Projeto Urutau é um projeto social, voltado para o desenvolvimento de ações ligadas ao Meio Ambiente, que busca através de ações, a conscientização popular. O Projeto surgiu após um incêndio queimar toda uma área de mata de uma antiga pedreira, necessitante da atuação de profissionais com urgência. Atualmente atua no município de São Joaquim da Barra e região, desenvolvendo atividades como palestras, contato de conscientização com moradores, monitoramento, resgate e reabilitação de animais silvestres, bem como ações voltadas ao monitoramento e combate de queimadas, entre outras ações.
• Atividades ecopedagógicas com as crianças: desenhos, pinturas e atividades educativas
• Atividade "Escolha o nome dos Lobos", enquete para os visitantes auxiliarem na escolha dos nomes do casal de lobos do Zoológico. A enquete também estará disponível no Instagram do Programa de Educação Ambiental do Município (@pearibeiraopreto)
15h:
• Enriquecimento Ambiental do tipo alimentar e cognitivo no recinto do casal de lobos-guará.
O Enriquecimento Ambiental proporciona ao animal a redução do estresse no cativeiro e incentiva seu comportamento natural como o forrageamento (procura por alimento), aumento do tempo gasto com alimentação, atividade física e raciocínio.