Entre os dias 1º e 10 de abril, a fachada do Theatro Pedro II ficará iluminada com a cor azul, em referência ao Dia da Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril.
A Campanha Abril Azul foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas, ONU, em 2007, como uma forma de conscientizar a sociedade mundial sobre o autismo, assim como dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista, TEA.
Para o presidente da Fundação Pedro II, Nicanor Lopes, iluminar o teatro com a cor da campanha é uma forma de atrair a população para o tema. “O Pedro II apoia a campanha de conscientização do Autismo, e a maneira que temos para fazer isso é iluminando a fachada com a cor azul”, disse.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, o TEA se caracteriza por um transtorno neurológico que acarreta dificuldade de comunicação, interesse social, além de provocar comportamentos repetitivos e restritos. Mesmo não tendo cura, o diagnóstico precoce pode suavizar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do autista, por isso, é importante a conscientização sobre o tema.