Mãe de saruê com 11 filhotes é resgatada ferida em chácara de Jaboticabal

Cafu ressaltou que os saruês não representam perigo às pessoas e desempenham papel importante no controle de animais peçonhentos

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Mãe de saruê com 11 filhotes é resgatada ferida em chácara de Jaboticabal

A Vigilância de Vetores e Zoonoses (VVZ) de Jaboticabal resgatou, na manhã de 21 de outubro, uma fêmea de saruê machucada em uma chácara localizada na Travessa Manoel da Silva Gírio, nas proximidades da capela Senhor Bom Jesus.

De acordo com José Carlos “Cafu” dos Santos, diretor do Departamento de Controle de Vetores e Zoonoses, o animal apresentava fratura em uma pata, escoriações e ferimentos provocados por mordida de cão. No marsúpio da fêmea foram encontrados 11 filhotes, que também foram recolhidos e seguiram com a mãe para atendimento veterinário.

Após os primeiros socorros em Jaboticabal, o grupo foi encaminhado ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS) “Sonho de Criança”, em Pitangueiras, parceiro do município no manejo de fauna silvestre. O chefe da VVZ aproveitou para reforçar o alerta aos proprietários de cães, especialmente neste período reprodutivo dos saruês, quando as fêmeas se deslocam mais e ficam mais suscetíveis a ataques e atropelamentos.

Cafu ressaltou que os saruês não representam perigo às pessoas e desempenham papel importante no controle de animais peçonhentos, como escorpiões e serpentes. A Prefeitura de Jaboticabal lembra que casos envolvendo animais silvestres feridos, desorientados ou mortos devem ser comunicados à Vigilância de Vetores e Zoonoses pelo telefone (16) 3202-8320.