Atividade na esplanada do Theatro Pedro II contou com óculos simulador de embriaguez e a presença da mascote Mobinho

Fotos: Divulgação 

As ações do Maio Amarelo continuam em toda Ribeirão. No último sábado, 11, o movimento do mês temático de conscientização, teve espaço na Esplanada do Theatro Pedro II, onde atraiu a atenção de centenas de pedestres que passavam pelo Calçadão. O evento que alertou sobre a segurança no trânsito foi uma iniciativa da Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio do Siga Consciente, programa de educação para o trânsito da RP Mobi.

 

Logo nas primeiras horas da ação, chegaram a turma do Samuzinho que interagiram com o público presente com simulações e orientações de primeiros socorros, além de também utilizarem a minicidade móvel da RP Mobi (circuito com lona personalizada, com placas, semáforos e bicicletas para as crianças).

 

Já os pais da garotada presente e adultos que passavam pelo Calçadão tiveram a oportunidade de conhecer o simulador de embriaguez, sendo um óculo que simula os efeitos nocivos do álcool no organismo humano; em um circuito com cones ao lado do prestigiado toten “Eu Amo Ribeirão”.

 

A atividade também foi marcada por outras atrações como o ônibus Educamóvel (veículo personalizado com atividades lúdicas no interior para crianças e vídeos educativos); uma exposição de veículos batidos com mensagens de alerta aos condutores, além de elementos visuais como o “laço amarelo” inflável com o brasão de Ribeirão Preto e o balão inflável da educação de trânsito.

Toda a ação contou com a descontração da mascote “Mobinho”, personagem sempre presente nas ações educativas de trânsito na cidade.

 

 

Movimento global

Com o tema “A paz no trânsito começa por você”, o Movimento chega a sua 11ª edição e estimula na sociedade discussões e atitudes voltadas à necessidade urgente da redução do número de mortes e feridos graves no trânsito.

 

Assim como em 2023, o tema de 2024 propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e propõe reflexões sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, para optarem por um trânsito mais seguro.

 

A RP Mobi reforça que iniciativas como o Maio Amarelo são fundamentais para o fortalecimento do trabalho de educação e conscientização já realizado pela entidade executiva de trânsito.