A 13ª edição da Meia Maratona Internacional de Ribeirão Preto (MMIRP) foi realizada no domingo, 13 de julho, reunindo mais de 2.500 atletas nas avenidas da zona Sul da cidade.

Com percursos de 21 km, 5 km e revezamento, a competição contou com a presença de corredores de quatro países, Brasil, Quênia, Uganda e Itália, além de representantes de 15 estados brasileiros e do Distrito Federal, totalizando participantes de 137 cidades.

A prova, reconhecida nacionalmente, teve estrutura profissional, amplo suporte logístico e promoveu também ações sociais durante o evento.

Na categoria masculina dos 21 km, o queniano Reuben Poghisho Lonsiwa, de 25 anos, conquistou o título com o tempo de 1h08min. Ele foi seguido por José Armando Celestino Santos (1h09min) e Rafael Santos de Novais (1h12min).

Completaram o top 5 Antonio Higo Paiva Sousa e Mateus Douglas da Silva, ambos com 1h13min, com diferença de milésimos entre eles. Entre as mulheres, Adriana Alves, de 41 anos, garantiu o bicampeonato ao completar a prova em 1h22min, repetindo o resultado do ano anterior. Milena Mara Andrade (1h23min) e Tatiana Rodrigues Fernandes (1h24min) fecharam o pódio feminino.

No revezamento dos 21 km, a dupla masculina formada por José e Caio venceu com 1h28min, seguida por Eduardo e Cleiner, e Jean e Thiago. No feminino, Carolina e Juliana foram as campeãs, enquanto na categoria mista a dupla Paula e Lucca garantiu o primeiro lugar.

Na prova de 5 km, o vencedor masculino foi Vinicius Telles Gonçalves, com 16min53s, e Ana Paula Corrêa Missão Valdevite liderou entre as mulheres, com 20min08s. A categoria para Pessoas com Deficiência também teve destaque, com Wellington Barbara vencendo os 5 km masculino em 25 minutos.

A premiação contemplou os dez primeiros colocados da elite dos 21 km com valores em dinheiro, além de medalhões personalizados para os melhores da categoria amadora e por faixa etária. O evento contou com o apoio de patrocinadores como RibeirãoShopping, Caixa e GS Inima Brasil, além da colaboração de órgãos locais como Polícia Militar e Secretaria de Esportes.