Cerca de 85,2 mil estudantes da rede estadual de Ribeirão Preto retomaram as atividades escolares após o recesso do meio do ano.
A diretoria de ensino da região, que abrange 14 municípios, conta com 102 escolas retomando suas atividades nesta data. Na Escola Estadual Sebastião Fernandes Palma, localizada no Centro de Ribeirão Preto, os alunos foram recepcionados com uma programação especial para marcar o início do segundo semestre.
O semestre inicia com foco nas provas de recuperação para estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio que obtiveram notas iguais ou inferiores a cinco nos dois primeiros bimestres.
Estas avaliações têm o objetivo de substituir a menor nota no boletim escolar em todas as disciplinas do Currículo Paulista, incluindo os itinerários formativos do Ensino Médio técnico e profissional.
As provas contemplam 15 questões de língua portuguesa e matemática, além de 10 questões para os demais componentes curriculares. Entre os dias 23 de julho e 5 de agosto, professores e escolas estão organizando atividades de reforço e revisão, com ênfase na consolidação de conceitos essenciais do primeiro semestre.
As provas de recuperação serão aplicadas durante o horário regular de aulas, com datas definidas pelas escolas para os dias 6 ou 7 de agosto, e uma repescagem prevista para o dia 8, caso necessário.
João Pinhata, coordenador de avaliações da Secretaria da Educação, destacou que todos os estudantes avaliados poderão participar das provas, independentemente das notas anteriores, garantindo a possibilidade de revisão e atualização do boletim escolar.