Manutenção da Dataprev deixará CadÚnico fora do ar e reduzirá atendimentos da CABS em Ribeirão Preto

Durante o período em que o sistema estiver fora do ar, a CABS manterá apenas atendimentos presenciais voltados a orientações e esclarecimento de dúvidas

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Manutenção da Dataprev deixará CadÚnico fora do ar e reduzirá atendimentos da CABS em Ribeirão Preto

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Ribeirão Preto informou que o Sistema do Cadastro Único (CadÚnico) ficará indisponível em todo o país na sexta-feira, 9 de janeiro, devido a manutenção programada pela Dataprev. A paralisação afetará parcialmente os serviços da Central Administrativa de Benefícios Sociais (CABS), que depende da plataforma para consultas, inclusões e atualizações cadastrais.

Durante o período em que o sistema estiver fora do ar, a CABS manterá apenas atendimentos presenciais voltados a orientações e esclarecimento de dúvidas; procedimentos que exigem acesso ao CadÚnico não poderão ser realizados. A suspensão mensal do sistema é feita para extração e validação da base de dados nacional, procedimento apontado pela Dataprev como necessário para preservar a segurança e a consistência das informações usadas na gestão de programas sociais.

O Cadastro Único é a referência para a inclusão em benefícios como Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Tarifa Social de Energia e Auxílio Gás, entre outros. A prefeitura informou que os serviços online e presenciais dependentes do CadÚnico devem ser retomados normalmente na segunda-feira, 12 de janeiro, a partir das 8h. A CABS funciona na Rua Prudente de Morais, 457, Centro.