Maritaca apreendida no Centro de Ribeirão Preto segue em estado crítico no CETRAS

Ao dar entrada na unidade, a ave apresentava sinais de maus-tratos, com escore corporal baixo, problemas respiratórios e fratura no membro traseiro esquerdo

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Maritaca apreendida no Centro de Ribeirão Preto segue em estado crítico no CETRAS

Uma maritaca resgatada pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) durante uma operação no Centro de Ribeirão Preto chegou ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS) Morro do São Bento em condição crítica. O resgate ocorreu na terça-feira, 28 de outubro de 2025, após a interceptação de uma tentativa de venda ilegal atribuída a uma pessoa em situação de rua.

Ao dar entrada na unidade, a ave apresentava sinais de maus-tratos, com escore corporal baixo, problemas respiratórios e fratura no membro traseiro esquerdo. Desde então, o animal permaneceu internado no ambulatório do CETRAS, onde a equipe técnico-veterinária realiza exames e os cuidados intensivos necessários na tentativa de estabilizá-la e promover a recuperação.

Alexandre Gouvea, responsável técnico pelo CETRAS Morro do São Bento, informou que todos os procedimentos médicos disponíveis foram acionados para tentar reverter o quadro clínico. A unidade reforçou o compromisso com o resgate, tratamento, reabilitação e, quando possível, a devolução dos animais ao seu habitat natural.

A comercialização de animais silvestres configura crime ambiental, incluindo enquadramentos por tráfico e maus-tratos, sujeitos a detenção e multa. Em situações de suspeita, a população deve comunicar imediatamente a Polícia Ambiental pelos números 3996-0450/0459, a Polícia Militar pelo 190 ou a Guarda Civil Metropolitana pelo 153.

Desde a criação do CETRAS, a unidade já atendeu a mais de mil animais silvestres, com aproximadamente 700 devoluções ao meio ambiente, segundo dados da Prefeitura. A continuidade do tratamento da maritaca dependerá da resposta clínica nas próximas horas e dias.