Marp Recebe Serigrafias De Maurício Nogueira Lima

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 2 minutos de leitura
Marp Recebe Serigrafias De Maurício Nogueira Lima

Mostra “Maurício Nogueira Lima: Forma e Cor” faz parte das comemorações dos 30 anos do Museu de Arte de Ribeirão Preto

Foto: Divulgação

Na próxima semana, dia 19 de novembro, o Museu de Arte de Ribeirão Preto (MARP) Pedro Manuel-Gismondi recebe a exposição “Maurício Nogueira Lima: Forma e Cor”, com serigrafias produzidas pelo autor da mostra, entre as décadas de 1970 e 1990, e que está rodando o estado de São Paulo desde maio, com o apoio do PROAC Editais.

A exposição começa às 10h, com entrada franca. Na abertura o público poderá participar de uma conversa aberta com a curadora da mostra, Stela Politano, e o arquiteto e professor Yuri Quevedo sobre o tema da exposição. A visitação segue até o dia 17 de dezembro de 2022.

O Instituto Maurício Nogueira Lima está estabelecido em Campinas e abriga um rico acervo de documentos pessoais, catálogos, hemeroteca, croquis e materiais de aula, produzidos pelo artista e arquiteto, professor de diversas gerações de profissionais atuantes no campo das artes visuais e da arquitetura. O Instituto está aberto para consultas, acessível a pesquisadores ou interessados na obra do artista. Sua missão é catalogar, preservar, garantir autenticidade, divulgar e fomentar a pesquisa da obra de Maurício Nogueira Lima e da arte brasileira.

Maurício Nogueira Lima

Foi arquiteto, pintor, desenhista, artista gráfico e professor universitário. Sua obra transita entre a pintura e a comunicação visual, construindo trabalhos a partir da abstração geométrica, da experimentação das cores e das imagens que percorrem os meios de comunicação de massa. Foi o mais jovem integrante do Grupo Ruptura, que reuniu, em São Paulo, artistas abstratos geométricos no início da década de 1950.

A partir dos anos 1960, Maurício Nogueira Lima passou a utilizar a serigrafia com o objetivo de atingir um público mais amplo com sua linguagem concreta. A serigrafia, para Maurício, era como um exercício, uma forma de reproduzir esse tipo de arte de uma maneira mais acessível (mais barata) a um público maior, incluindo setores de classe média, até então à margem desse mercado. As serigrafias abstratas que compõem a exposição são muito pouco conhecidas hoje, principalmente por terem sido realizadas sobre papel. Para Maurício Nogueira Lima elas são, antes de tudo, exercícios de pensar as formas.

Serviço:

Exposição “Maurício Nogueira Lima: Forma e Cor”

Data: de 8 de outubro até 17 de dezembro

Visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h.

Valor: Entrada gratuita

Local: MARP

Endereço: Rua Barão do Amazonas, nº 323 – Centro

Informações: (16) 3635-2421 ou pelo e-mail marp@cultura.pmrp.com.br