Ministério da Saúde recebe primeira remessa de novo medicamento para câncer de mama e prevê distribuição ainda este mês

A expectativa do ministério é de que as primeiras doses cheguem a pacientes já a partir deste mês e até o início de novembro

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Ministério da Saúde recebe primeira remessa de novo medicamento para câncer de mama e prevê distribuição ainda este mês

O Ministério da Saúde recebeu o primeiro lote do medicamento trastuzumabe emtansina, usado no tratamento de casos de câncer de mama HER2-positivo que persistem após a quimioterapia inicial.

A chegada ocorreu no almoxarifado do Aeroporto Internacional de Guarulhos e totalizou 11.978 frascos-ampola. Ao todo, o governo federal contratou 34,4 mil unidades, com investimento de R$ 159,3 milhões, divididas em quatro entregas, a próxima em dezembro e as seguintes em março e junho de 2026. Segundo o Ministério, os insumos comprados atenderão 100% da demanda atual do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em 2025, a previsão é de que 1.144 pacientes sejam beneficiados com o medicamento. A pasta informou que os lotes serão encaminhados às secretarias estaduais de Saúde, que farão a distribuição conforme os protocolos clínicos vigentes.

A expectativa do ministério é de que as primeiras doses cheguem a pacientes já a partir deste mês e até o início de novembro. Autoridades do Departamento de Atenção ao Câncer destacaram o impacto do remédio no prognóstico da doença: conforme avaliação técnica apresentada no local de recebimento da carga, a terapia pode reduzir de forma significativa tanto a mortalidade quanto as recorrências locais em pacientes com tumores HER2-positivos que mantiveram restos tumorais após tratamento inicial.

A incorporação do trastuzumabe emtansina ao rol de medicamentos do SUS ocorreu em 2022; a chegada dos lotes agora representa a efetivação da compra federal para garantir acesso mais amplo aos pacientes que se enquadram nos critérios clínicos.