Ministro visita Ribeirão Preto e celebra zeramento de fila de catarata com carretas móveis

Outra medida anunciada pelo ministro foi a possibilidade de hospitais privados compensarem dívidas com a União oferecendo exames e cirurgias a pacientes na fila do SUS

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Ministro visita Ribeirão Preto e celebra zeramento de fila de catarata com carretas móveis

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve em Ribeirão Preto para avaliar o desempenho das carretas do programa Agora Tem Especialistas. Segundo o ministério, a unidade instalada no estacionamento do Tonin Atacadista, que atua principalmente em oftalmologia, contribuiu para zerar as filas de cirurgia de catarata no SUS na cidade neste mês.

Padilha afirmou que as unidades móveis não se restringem às cirurgias de catarata: também foram realizados atendimentos para problemas de visão relacionados ao diabetes, doenças de retina e aumento da pressão intraocular. Ele explicou ainda que uma comissão regional vinculada ao Ministério da Saúde poderá solicitar a vinda de carretas com outras especialidades, como saúde da mulher ou tomografia, caso haja necessidade na região.

Outra medida anunciada pelo ministro foi a possibilidade de hospitais privados compensarem dívidas com a União oferecendo exames e cirurgias a pacientes na fila do SUS. Após a agenda em Ribeirão Preto, Padilha seguiu para Araras, onde participou da inauguração de um novo setor de Unidade de Terapia Intensiva no hospital São Leopoldo Mandic, ação voltada ao fortalecimento da assistência regional.