MIS e Cine Barão exibem o filme “Narradores de Javé”

Sessão gratuita, aberta ao público, e debate acontecem no dia 7 de outubro; das 15h às 18h; filme será exibido no auditório da Biblioteca Sinhá Junqueira

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 2 minutos de leitura
MIS e Cine Barão exibem o filme “Narradores de Javé”

Sessão gratuita, aberta ao público, e debate acontecem no dia 7 de outubro; das 15h às 18h; filme será exibido no auditório da Biblioteca Sinhá Junqueira

Para quem gosta de cinema, o auditório da Biblioteca Sinhá Junqueira, localizado na rua Duque de Caxias, nº 547, exibe gratuitamente uma sessão do filme “Narradores de Javé”, neste sábado, dia 7 de outubro, a partir das 15h, como parte do programa Cine Barão.

Com direção de Eliane Café, o filme foi lançado em 2004, e conta o caso dos moradores de um povoado fictício, prestes a ter de deixar o lugar por causa da construção de uma usina hidrelétrica. Para tentar evitar a inundação de Javé, eles decidem escrever sobre o lugar e torná-lo um patrimônio histórico a ser preservado.

Após a exibição do filme, o público presente terá a oportunidade de participar de um debate com Wallace Torrieri e Ana Clara Cecarechi Caron, mediado pelas professoras Jéssica Amorim e  Liliane Cury Sobreira.

O Cine Barão faz parte das atividades extracurriculares do curso de Produção Audiovisual da Barão de Mauá, realizadas em parceria com a Biblioteca Sinhá Junqueira, com o apoio do Museu da Imagem e do Som de Ribeirão Preto (MIS-RP).

A atividade é uma oportunidade para os alunos dos cursos de Produção Audiovisual e Pedagogia desenvolverem habilidades de análise fílmica e de conhecimentos gerais, em uma dinâmica que inclui o debate e a reflexão junto a um público externo, com o apoio dos professores.

Sobre o filme

A notícia da construção de uma usina hidroelétrica no Vale do Javé preocupa os moradores de um vilarejo, que ficará sob as águas da represa. A população decide escrever um documento para registrar os grandes acontecimentos de sua história. O problema é que quase todos os moradores do povoado são analfabetos. O único que sabe escrever é Antônio Biá, o carteiro. Apesar de não gozar de boa imagem junto à população, por ter forjado algumas cartas, o carteiro é escolhido para a tarefa. Mas ele tem dificuldades para realizá-la, pois as pessoas não conseguem chegar a um acordo sobre quais versões correspondem à verdadeira história do lugar.

Serviço

Sessão do filme “Narradores de Javé”

Valor: gratuito (sujeito à lotação do local de exibição)

Classificação: Livre

Data: 7 de outubro (sábado)

Horário: às 15h

Local: auditório da Biblioteca Sinhá Junqueira

Endereço: rua Duque de Caxias, nº 547, Centro