Trecho conta com 5,53km e beneficiará cerca de 19 mil usuários do transporte público

Fotos: Guilherme Sircili

Modernidade, fluidez e segurança no trânsito são benefícios das obras de mobilidade urbana que, pautadas por projetos inovadores, garantem acessibilidade, estímulo a deslocamentos sustentáveis, ciclovia e nova iluminação, melhorando a qualidade de vida da população. Por meio do Programa Ribeirão Mobilidade, foi inaugurado nesta quinta-feira, 27, o corredor de ônibus da avenida Dom Pedro I, importante via de acesso para mais de dez bairros da região Norte. São 5,53 quilômetros de corredor que compreende as avenidas Fábio Barreto, Marechal Costa e Silva, Dom Pedro I e Luiz Galvão César, além das ruas Silveira Martins e Capitão Salomão. Mais de 19 mil usuários do transporte público serão impactados com os benefícios da obra.

O corredor de ônibus da avenida Dom Pedro I integra o eixo das obras que estão sendo realizadas na avenida Saudade e que serão entregues, em sua totalidade, ainda esse semestre. Este segundo trecho compreende, além do corredor de ônibus da avenida Saudade, a avenida Brasil e as ruas São Paulo e Fernão Sales. No total, as duas obras – eixos Saudade e Dom Pedro I – contarão com mais 11 quilômetros de corredores de ônibus que serão somados a mais 30 quilômetros já entregues na cidade.

As ciclovias também serão um diferencial das intervenções na região Norte e estarão presentes nas avenidas Luiz Galvão César, Octávio Golfeto e Francisco Magioni, além da instalação de novos abrigos de ônibus, rampas de acessibilidade e passeio em toda a extensão dos corredores.

“Entregamos hoje mais um trecho, de um conjunto total de 56 quilômetros de corredores de ônibus que serão entregues na cidade, com objetivo de melhorar a vida principalmente das pessoas que utilizam o transporte público. Teremos a diminuição do tempo de deslocamento, proporcionando mais conforto com a substituição de 100% da frota até o final de 2024, instalação de ar-condicionado, suspensão a ar, conectividade, mais segurança viária, tranquilidade com menor tempo de deslocamento, sendo que o ciclo da passagem dos ônibus nos corredores será de seis minutos, de acordo com estudos realizados. Todas as melhorias não implicarão no aumento da tarifa, pelo contrário, diminuirão o número de acidentes, proporcionando uma infraestrutura de mobilidade urbana cada vez melhor para a nossa população”, destacou o prefeito Duarte Nogueira.

Monumento – A praça Pedro Biagi, localizada no início da avenida Dom Pedro I, recebeu um novo monumento. Trata-se do negativo da figura estilizada do Dom Pedro I, em alusão ao quadro do pintor Pedro Américo, onde Dom Pedro proclama a Independência do Brasil empunhando a espada, enfatizando a frase “Independência ou Morte”, em 7 de setembro de 1822. São cinco peças em concreto estruturado, alinhadas alternadamente para dar equilíbrio ao conjunto.

Programa Ribeirão Mobilidade – A Prefeitura conta com mais de 30 projetos inovadores de intervenção viária, com investimento total que se aproxima dos R$ 500 milhões. Ao todo serão implantados 11 corredores de ônibus em Ribeirão Preto, num total de 56 quilômetros, percorrendo as principais avenidas do município, além de pontes, túneis e viadutos que irão proporcionar maior conforto aos usuários do transporte público.

Entre as obras entregues estão os corredores de ônibus das avenidas do Café, Dom Pedro I, Norte/Sul (trechos 1, 2, 3), Presidente Vargas e Thomaz Alberto Whately; duplicação das avenidas Antônia Mugnatto Marincek e Adelmo Perdizza; adequação viária na rotatória das avenidas Nove de Julho, Portugal e Antônio Diederichsen; ampliação da avenida Coronel Fernando Ferreira Leite, viaduto Profissionais da Saúde, entre outras intervenções.

Atualmente, os projetos em andamento são: corredor da avenida Saudade; construção de viadutos no cruzamento da avenida Brasil com Mogiana e Brasil com Thomaz Alberto Wathely; túnel entre as avenidas Independência e Presidente Vargas, além da licitação para restauro e implantação do corredor de ônibus da avenida Nove de Julho e corredor Norte/Sul (trecho 4), que terá início nos próximos dias.