Monumentos de Ribeirão Preto serão iluminados em roxo para campanha contra hanseníase

Durante o período de iluminação, a SBH e parceiros locais devem intensificar ações informativas para esclarecer formas de transmissão, tratamento e medidas para reduzir a discriminação contra pacientes

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Monumentos de Ribeirão Preto serão iluminados em roxo para campanha contra hanseníase

A partir desta segunda, dois pontos simbólicos de Ribeirão Preto terão iluminação roxa em apoio à campanha nacional “Todos contra a Hanseníase”, promovida pela Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH). A decoração luminosa permanecerá até 31 de janeiro e envolve o Cristo de 15 metros instalado na entrada da Pedreira Said, às margens do km 4 da Rodovia Antônio Machado Sant’Anna (SP-255), e a fachada do Theatro Pedro II, patrimônio cultural localizado no Quarteirão Paulista.

Organizadores afirmam que a iluminação de locais de grande visibilidade ajuda a despertar atenção para a doença e enfrentar o estigma que ainda a cerca. A iniciativa em Ribeirão Preto integra uma ação maior que inclui, neste ano, a iluminação do Palácio do Planalto.

Representantes locais ressaltaram o caráter social da ação: a diretoria do Grupo Said destacou a importância de apoiar campanhas de conscientização; a Fundação Dom Pedro II ressaltou o papel do teatro como espaço cultural e também de promoção de inclusão e informação.

A campanha busca lembrar que a hanseníase é tratável e que o preconceito dificulta o diagnóstico e o acesso ao tratamento. O Brasil lidera a taxa de detecção da doença e responde por cerca de 90% dos casos nas Américas, segundo dados citados pela SBH. Especialistas alertam que o medo do estigma faz com que pessoas adiem o diagnóstico, situação que pode levar a sequelas evitáveis quando o tratamento não é iniciado precocemente.

Durante o período de iluminação, a SBH e parceiros locais devem intensificar ações informativas para esclarecer formas de transmissão, tratamento e medidas para reduzir a discriminação contra pacientes.