Um morador registrou uma sucuri deslocando-se pela calçada às margens da Avenida Adelmo Perdizza, em Ribeirão Preto. O vídeo, divulgado em redes sociais, mostra a serpente passando pela via urbana antes de seguir em direção à vegetação próxima.
O biólogo Otávio Almeida, ouvido pela EPTV, afirmou que a ocorrência de sucuris em áreas urbanas não é frequente, mas pode aumentar nesta época do ano em razão das chuvas. Segundo ele, enchentes temporárias ou elevação da vazão de riachos e lagos próximos podem deslocar esses animais de seus habitats naturais. Na região onde foi gravada a cena há um corpo d’água, o que explicaria a presença da cobra.
Almeida ressaltou que a sucuri é uma serpente não peçonhenta e age como constritora, enrola-se na presa para asfixiá‑la, mas que o contato com humanos e animais domésticos deve ser evitado. A recomendação é afaste crianças e pets e não tentar manipular o animal.
Em caso de avistamento, a orientação é acionar o Corpo de Bombeiros ou a Polícia Ambiental para que o resgate seja feito por equipes especializadas. O biólogo lembrou ainda que, em geral, esses animais tentam se afastar diante de uma aproximação humana e não costumam atacar.