Sensei Vêronica e KyoSahnim Thais são professoras da Secretaria de Esportes de Ribeirão Preto
Foto: Divulgação
Todos os dias elas vestem o kimono e se preparam para mais uma jornada. Na Secretaria de Esportes de Ribeirão Preto, quem impõe respeito nos tatames e ministram as aulas de karate e taekwondo são as mulheres.
Atualmente são 150 alunos praticando essas modalidades na prefeitura de Ribeirão Preto, através da Secretaria de Esportes. Tudo de maneira totalmente gratuita.
A sensei, Verônica Carbonato, faixa preta 2ºdan ensina a arte do “caminho das mãos vazias”, o karate. São 30 anos no esporte entre a carreira de atleta e de técnica. Atualmente ela se divide entre a seleção paulista de karate e as aulas para os 75 alunos da Secretaria de Esportes. “O karate é um propósito de vida. Tanto como praticante, como professora. Pra mim será sempre um privilégio dar aulas para os alunos da Secretaria de Esportes. A cada turma nova, são novos desafios e eu sempre aprendo com eles. É um público muito fiel e genuíno. Tenho um carinho imenso por esses alunos. São crianças carentes de disciplina, afeto e oportunidade, na grande maioria.”, afirmou a KyoSahnim Verônica.
A Secretaria de Esportes de Ribeirão Preto oferece também o taekwondo, arte marcial de origem coreana. A Thais Peruchi é a KyoSahnim responsável pelos mais de 70 alunos que praticam taekwondo semanalmente. Ela tem 24 anos no esporte, é faixa preta 3ºdan e tricampeã brasileira e campeã mundial de Duplas. “Costumo dizer que o taekwondo me deu tudo o que tenho, desde experiências como atleta, como viagens a outros países e conquistas de títulos importantes, até minha formação profissional. Iniciamos a modalidade no ano passado na cidade de Ribeirão Preto. Este projeto significa muito para mim, pois representa a oportunidade de transmitir meu conhecimento e proporcionar a esses jovens um futuro não apenas como atletas, mas também ajudá-los a construir um caráter baseado nos princípios do taekwondo como a integridade, honestidade, justiça, autocontrole e perseverança.”
A KyoSahnim faz questão de destacar o impacto positivo das artes marciais na vida das mulheres: “Ao praticarem este esporte, elas aprendem não apenas habilidades físicas, mas também ganham autoconfiança, determinação e resiliência, preparando-as para enfrentar os desafios da vida com coragem e determinação”, finaliza Thais.
E não é só nos tatames que as mulheres estão à frente na Secretaria de Esportes. A Secretaria conta ainda com a Carina, a Fabiana, a Keyla, a Renata, a Mariana, a Mayara, a Claudia, a Marisa, a Aline, a Viviane, a Gabriela, a Márcia, a Nicéia, a Larissa, a Tininha, a Brenda, a Cleiriane e a Jane. Elas são professoras das modalidades futebol, basquete, natação, ginástica artística, movimenTEA, habilidades motoras, hidroginástica, paradesporto, vôlei e vôlei adaptado, e também as atividades do PIC (Programa de Integração Comunitária).