O Museu Casa de Portinari, em Brodowski, divulgou a programação de dezembro que reúne cenografia de Natal, ações voltadas à inclusão e uma série de atividades abertas ao público. A temporada começa em 1º de dezembro, com o “Jardim de Natal” nos jardins do museu e iluminação especial que se estenderá até 6 de janeiro de 2026, transformando também a Praça Candido Portinari em um percurso iluminado inspirado na obra do artista.
Entre as atrações, destaca-se o lançamento do livro infantil Candinho, Portinari para Crianças, de Nádia Alonso, com ilustrações de Marcelo Alonso, marcado para 6 de dezembro, às 15h, na praça em frente ao museu. A publicação apresenta a infância de Portinari e pretende aproximar crianças e famílias do universo do pintor.
A programação inclui ainda a Feira de Artesanato, realizada todos os sábados e domingos de dezembro, das 10h às 16h, na esplanada do museu, com expositores de Brodowski e região; edição noturna das Oficinas Andantes na Praça Candido Portinari, em 5 de dezembro às 19h; e a ação “Portinari em Braille, O Olhar das Mãos”, parte da Virada Inclusiva, prevista entre 2 e 7 de dezembro, das 9h às 17h, para promover fruição tátil das obras e ampliar acessibilidade cultural.
No dia 3 de dezembro, o Programa Sentidos, que atende pessoas com deficiência em parceria com a APAE de Brodowski e outras instituições, terá atividades especiais no Galpão das Artes, das 9h30 às 13h30. Outras atividades programadas no mês incluem palestras, exposições, ações on-line para educadores, sarau, feiras temáticas e oficinas dedicadas ao aniversário do artista nos dias 27 e 28 de dezembro.
A programação completa e horários detalhados estão disponíveis no site oficial do Museu Casa de Portinari.