A Prefeitura de Ribeirão Preto informou que, entre os primeiros dias de setembro, equipes da Secretaria de Infraestrutura retiraram cerca de 70 toneladas de resíduos em ações intensivas de limpeza realizadas na região Norte da cidade.
As intervenções ocorreram nesta primeira semana de setembro e tiveram como foco a confluência das avenidas Brasil e Saudade e uma Área de Preservação Permanente (APP) na Avenida Costa e Silva.
Além desses pontos, a avenida Guido Golfeto recebeu um mutirão de zeladoria que incluiu roçadas, podas de árvores, limpeza de bocas de lobo e tapa-buracos. Segundo a secretária de Infraestrutura, Juliana Ogawa, esse total corresponde apenas aos volumes recolhidos nesses locais durante os mutirões; somando-se os serviços rotineiros de varrição e coletas programadas, o montante semanal é ainda maior.
A Prefeitura destacou que, somente nos primeiros sete meses do ano, foram recolhidas 150 mil toneladas de resíduos em toda a cidade. Os mutirões ocorrem com periodicidade semanal, priorizando áreas com descarte irregular e pontos identificados em levantamentos técnicos da Secretaria. A administração também reforçou o apelo para que a população contribua com o correto descarte de lixo, a fim de reduzir a necessidade de intervenções emergenciais.