Final aconteceu no último sábado (30), na Paris Arena, em São Paulo
O Botafogo Ribeirão FUT7 sagrou-se campeão do Campeonato Paulista, organizado pela Federação de Futebol 7 de SP. No último sábado (30), o Tricolor faturou o título com a vitória diante do Nacional por 4 a 3, nos pênaltis, após empate no tempo normal em 3 a 3, na Paris Arena, em São Paulo. A taça foi conquistada de forma invicta. Em 12 jogos disputados, o Pantera conquistou 11 vitórias e um empate, justamente na decisão.
Até chegar à final, a equipe comandada por André Tártaro tinha 100% de aproveitamento.
Na primeira fase, o Botafogo ganhou da Portuguesa (3 a 0), do Corinthians (4 a 2), do Pindamonhangaba (7 a 2), do Grêmio Osasco (6 a 1), do Bertioga (11 a 1), do Guarujá (7 a 4) e do Santo André por (4 a 1). Já nas quartas de final, venceu os dois duelos diante do Santo André (1 a 0 e 4 a 0), enquanto na semifinal passou pelo Corinthians (2 a 1 e 3 a 2).
Além da campanha invicta, o Tricolor terminou o campeonato com o melhor ataque e a defesa menos vazada. Foram 55 gols marcados em 12 partidas e apenas 17 gols sofridos.
O time ainda teve os três principais goleadores do torneio. Nando terminou a competição, com 17 gols, seguido de Beto, com 12 e Felipinho, com nove.
O JOGO
Na decisão, o Botafogo Ribeirão FUT7 começou impondo o ritmo e abriu o placar logo no início do confronto. Aos 3 minutos, o goleiro Jholl enfiou para Nando, que rolou para Luiz Felipe dominar, olhar e só tocar no canto: 1 a 0.
Sete minutos depois, Chupeta fez o corte no campo de defesa e a bola ficou com Luiz Felipe, que carregou e tentou o passe. O artilheiro Nando ficou com a sobra, girou e ampliou o marcador.
Com a vantagem no marcador, o Tricolor administrou o resultado até o final da etapa inicial.
No segundo tempo, o Pantera manteve a estratégia. A equipe, no entanto, foi surpreendida e sofreu o gol através de pênalti cobrado por Elivê. Aos 14 minutos, o time da capital empatou com Piska, que acertou um belo chute da intermediária.
O Botafogo não se abateu e fez o terceiro. Aos 19, Paulinho tabelou com Nando, recebeu de volta e de biquinho só tirou do goleiro.
Quando a partida caminhava para o final, o Nacional empatou nos acréscimos. Piska arriscou, a bola desviou e enganou o goleiro: 3 a 3.
Nos pênaltis, Luiz Felipe, Nando, Thiaguinho e Kauê marcaram para o Pantera e o goleiro Jholl defendeu duas cobranças para assegurar o título.
HISTÓRIA
O Botafogo Ribeirão FUT7 surgiu após uma parceria fechada em março entre o Ribeirão FUT7, criado em 2021, e a Botafogo Futebol SA.
Logo no primeiro campeonato, o Tricolor sagrou-se campeão da Copa América de Clubes, realizada em abril, na Argentina.
Na oportunidade, o time obteve cinco vitórias e um empate.
No final de setembro, a equipe parou nas quartas de final da Copa Libertadores.
O Ribeirão FUT7 é o atual campeão brasileiro da modalidade (Confederação Brasileira de Soccer Society).
No ano passado, foi ainda vice-campeão da Copa São Paulo.
Em 2022, ficou em terceiro lugar na Liga das Américas, disputada em Santiago, no Chile.
Já em 2021, logo em seu primeiro ano, foi vice-campeão da Copa do Brasil.