Com o objetivo de oferecer oportunidades de aumento de renda a pessoas em vulnerabilidade social, a nova edição do Programa Inclusão Produtiva foi lançada na manhã desta terça-feira, 15, na Prefeitura de Ribeirão Preto. 

O Inclusão Produtiva, criado pelas Secretarias de Inovação e Desenvolvimento e Assistência Social em parceria com o Sebrae, Senac e Senai é focado em capacitar pessoas desempregadas, chefes de família em situação de vulnerabilidade social que estão à procura de trabalho ou mesmo interessados em abrir seu próprio negócio, com oportunidade de desenvolver seus conhecimentos.


“As mudanças estruturais da economia estão fazendo com que as profissões envelheçam muito rapidamente e isso gera um desemprego estrutural, principalmente nos jovens. Dessa forma, o Inclusão Produtiva foca a questão do trabalho e renda para a parcela da população que está em idade produtiva. Então, nosso desafio é desenvolver habilidades e competências que ajudem essas pessoas a terem renda”, explicou o secretário de Inovação e Desenvolvimento, Eduardo Molina.

Para a secretária da Assistência Social, Renata Corrêa, o município tem enfrentado o desafio da retomada econômica gerando capacitação para gerar emprego e renda. “A Inclusão Produtiva faz parte de um dos principais pilares desse momento e a Semas está unindo esforços em todos os sentidos para a retomada econômica. Porque sem esse engajamento da nossa equipe e da sociedade civil nós não conseguimos chegar até essas pessoas”, disse. 

São 450 vagas divididas em 28 turmas para 20 cursos gratuitos que serão ministrados de forma presencial na escola Celso Charuri e no Senai. As aulas estão previstas para iniciarem em abril.

Entre as modalidades estão: ajuste e reforma de roupas, fabricação de bombons, pequenos reparos em edificações, entre outros.  Os interessados devem ter no mínimo 18 anos de idade e ter completado a 6ª série do Ensino Fundamental. 

“Quando se faz um trabalho com parceria do poder público e todas essas instituições de renome, a gente fala em Inclusão Produtiva de qualidade. Oferecer esses cursos é uma oportunidade no momento que as pessoas mais precisam e para aquelas que mais precisam, e sem dúvida essa capacitação empreendedora vai trazer novas oportunidade e novos horizontes, principalmente para aqueles que diminuíram a sua esperança em relação a trabalho nessa retomada”, disse o secretário da Casa Civil, Ricardo Aguiar. 

Podem se inscrever no programa pessoas com 18 anos ou mais que tenham completado o 6º ano do Ensino Fundamental. As inscrições podem ser feitas de forma on-line pelo endereço e na página da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento. 

Além dos secretários de Inovação e Desenvolvimento, Assistência Social e Casa Civil, participaram do evento de lançamento do Inclusão Produtiva o gerente regional do Sebrae, Carlos Freitas, o gerente regional do Senai, Reginaldo de Souza, e outros representantes dessas entidades e da prefeitura.