Primeira fase entregou 12 ônibus equipados com ar-condicionado, wi-fi, entre outros itens
Foto: Guiherme Sircili
A prefeitura de Ribeirão Preto, a RP Mobi e o consórcio PróUrbano anunciaram no começo da tarde desta segunda-feira, dia 31 de julho, na avenida Independência, a entrega de 12 ônibus novos para a renovação da frota do transporte coletivo urbano do município.
O anúncio dos novos veículos contou com a participação do prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, do diretor superintendente da RP Mobi, Marcelo Galli; do diretor de Transporte da RP Mobi, José Mauro de Araújo; do presidente do consórcio PróUrbano, Roque Felício, além de autoridades do Legislativo e da administração municipal.
Com ano de fabricação/modelo 2023/2024, os 12 ônibus entregues possuem cores azul e branco como predominante e detalhes em laranja em referência as linhas de ônibus que ligam locais distintos da cidade.
Os veículos já estão equipados com câmeras de segurança, elevador e assentos para pessoas com deficiências, mobilidade reduzida e idosos, oferecendo 100% de acessibilidade.
“Nós temos hoje, ônibus de 2012 e 2018, até meados de 2024, 100% dos novos ônibus serão zero quilômetro, com o seguinte cronograma: 12 a partir de agora, mais 154 até o final de agosto, sendo nessa primeira etapa 166 ônibus novos rodando zero quilômetro, com ar-condicionado, entrada USB para carregar celular, internet grátis, suspensão pneumática, além de serem mais silenciosos”, disse o prefeito.
Ainda, o chefe do Executivo anunciou que em outubro, a cidade irá receber mais 38 ônibus. Com isso, Ribeirão Preto passará a ter mais de 200 novos ônibus renovados na frota ainda neste ano, sendo que a meta contratual é de 155. “Iremos superar a meta até o mês de outubro. Em 2024, concluiremos a renovação com mais de 300 ônibus novos na frota. Nós vamos passar a ter a partir de hoje, mais orgulho da nossa cidade, melhorando a mobilidade urbana”, ressaltou.
O diretor superintendente da RP Mobi disse que todos os veículos são da tecnologia Euro 6, ou seja, os ônibus possuem menor emissão de poluentes. “Esta nova frota vai emitir cinco vezes menos poluentes ao nosso meio ambiente em relação aos veículos da frota atual”, destacou.
Os novos veículos contarão com câmeras que estarão com acompanhamento em tempo real no Centro de Controle e Operação (CCO) que segue em construção na RP Mobi. Ainda, também terão a opção de pagamento com uma nova tecnologia embarcada ao novo sistema que permitirá aos usuários pagar os créditos de acesso ao veículo com cartões nas funções débito ou crédito. “Esperamos dinamizar ainda mais o serviço para garantir qualidade a todos os interessados pelo transporte coletivo urbano”, disse Galli.
Sobre os novos ônibus
Os novos veículos incorporam qualidade, segurança e conforto, além de oferecer aos condutores ferramentas mais modernas de trabalho. “É uma satisfação enorme para nós participar deste novo momento o nosso transporte público”, afirmaram os motoristas da rede de transporte coletivo urbano, Kelly Reis, Fernanda Dias Costa e Edmilson.
Os novos ônibus são totalmente acessíveis, com elevadores automáticos, poltronas destinadas a pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos, além de box para cadeirantes e pessoa com deficiência visual acompanhada de cão-guia.
Também contam com suspensão pneumática e o sistema multiplex, que identifica possíveis falhas na parte operacional e elétrica dos veículos, garantindo uma viagem segura aos passageiros.
Os itinerários são em Led e foram posicionados em pontos estratégicos da carroceria, para facilitar a visualização das linhas. A nova frota, que está sendo entregue em etapas até o final de 2024, contará com ar-condicionado, Wi-Fi e carregador de celular.