A partir desta sexta-feira (1º), entrou em vigor a determinação do Conselho Nacional de Política Energética que aumenta a proporção de etanol na gasolina de 27% para 30%.

A medida tem como objetivo incentivar a produção nacional de etanol e contribuir para a redução das emissões de poluentes, além de, em médio e longo prazo, buscar a diminuição do preço dos combustíveis para o consumidor.

Contudo, em Ribeirão Preto, a Associação Núcleo Postos informa que o valor do combustível continua em alta. Nesta semana, antes mesmo da mudança começar a valer, as distribuidoras já repassaram um aumento de R$ 0,12 por litro para os postos da região.

Segundo representantes do setor, a elevação do preço do etanol está ligada ao aumento da demanda que exige uma produção maior das usinas, o que impacta os estoques e a operação da indústria sucroenergética.

Para evitar desabastecimento, as usinas ajustaram os preços do etanol para as distribuidoras, o que reflete diretamente no preço final da gasolina. Além da gasolina, o percentual de etanol no biodiesel também foi ajustado de 14% para 15%.

Embora o incentivo à produção nacional e os benefícios ambientais sejam destacados, a expectativa é de que a redução de preços só seja percebida no médio e longo prazo, já que no curto prazo fatores de mercado continuam pressionando os valores nas bombas.