Foram investidos 1,3 milhão de reais na revitalização do sistema de som e ar condicionado

O processo de modernização do Theatro Pedro II foi iniciado em 2023 e agora está totalmente disponível para o conforto dos visitantes do local. Nesta sexta feira, 29, o prefeito Duarte Nogueira realizou o descerramento da placa que oficializa a entrega das melhorias ao público. A licitação para a realização dos serviços e compra de novos equipamentos, foi iniciada em seguida a retomada das atividades, no pós-pandemia do COVID-19. 

O prefeito destaca a importância do investimento de 1,3 milhão de reais no prédio público. “Todas essas melhorias do mais alto padrão de qualidade são para que os espetáculos possam acontecer da melhor maneira possível”, afirma. De acordo com ele, essas melhorias vão viabilizar a audição dos espetáculos, de forma que a fala nos espetáculos seja mais audível e proporcione que o Theatro seja cada vez melhor para acidade e para os convidados.

O primeiro passo da reforma foi a troca do sistema de ar condicionado central e a nova rede de refrigeração para a Sala dos Espelhos. Foram adquiridas duas bombas d’água, dois motores, além da reforma e modernização das duas colunas de acoplamento do sistema e instalação de partida start/stop no quadro de específico de energia.

Na etapa seguinte, foram adquiridos equipamentos para melhorias no sistema de sonorização do Theatro entre, mesa digital, microfones, caixas acústicas, URA e infraestrutura para integração das instalações de áudio, som e luz nos proscênios.

O presidente da Fundação Dom Pedro II, Nicanor Lopes, ressalta que, além dos novos equipamentos, a manutenção do prédio é realizada periodicamente. “De 2021 até agora, em todos os anos são realizadas as manutenções periódicas prediais, técnicas, como a limpeza do lustre da sala principal, limpeza da fachada do Theatro Pedro II, dedetização/descupinização, troca das lâmpadas, recarga de extintores e devidos testes hidrostáticos nas mangueiras de incêndio, manutenção anual na cabine de energia elétrica, dentre outras manutenções diárias e emergenciais”.

Nos últimos 4 anos foram realizados mais de 800 espetáculos no Theatro Pedro II, com um público de mais de 400 mil pessoas. Somente em 2024, já são mais de 200 espetáculos, que atraíram mais de 135mil pessoas ao local.