Novos Serviços Da Iluminação Pública Começam Ainda Neste Ano

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 2 minutos de leitura
Novos Serviços Da Iluminação Pública Começam Ainda Neste Ano

Homologação da empresa vencedora da Parceria Público-Privada foi publicada nesta quinta-feira, 17, no Diário Oficial do Município

Foto: Fernando Gonzaga

Com investimentos de aproximadamente R$ 100 milhões em 13 anos, Ribeirão Preto começará a receber, ainda em 2023, as melhorias da iluminação pública contempladas pela Parceria Público-Privada com o Consórcio Conecta Ribeirão, vencedor do leilão realizado na Bolsa de Valores (B3) em São Paulo.

Nesta quinta-feira, 17, foi publicado no Diário Oficial do Município o Aviso de Homologação que certifica que a empresa está apta a iniciar os serviços na cidade, o que ocorrerá após a assinatura do contrato, prevista para os próximos dias.

O Consórcio Conecta Ribeirão Preto ofereceu o valor de R$ 1.034.208,14 a serem pagos mensalmente pela Prefeitura para a execução do projeto e prestação dos serviços. A proposta representa deságio de 43,72%.

O contrato prevê melhorias de 83.132 pontos de iluminação de todas as regiões da cidade que terão as lâmpadas convencionais substituídas por LED, promovendo redução de mais 3.800 toneladas na emissão de CO2. O contrato também promoverá a expansão de 900 pontos de iluminação a cada ano e aumento de 68% na eficiência energética.

Além dos pontos que terão as lâmpadas convencionais substituídas por LEDhaverá ampliação da iluminação em mais 12.751 endereços, entre avenidas, ruas e praças de todas as regiões da cidade. As faixas de pedestres também terão iluminação específica, totalizando 3.028 locais, assim como 2.107 pontos de ciclovias e ciclofaixas na cidade.

A valorização dos espaços públicos e a preservação do patrimônio e da identidade cultural também estão no escopo da PPP, por meio de iluminação especial em 23 locais como o parque Luís Carlos Raya, Centro Cultural Palace, Theatro Pedro II, praças XV de Novembro, Carlos Gomes e das Bandeiras. O objetivo é dar maior visibilidade às características arquitetônicas e naturais, possibilitando melhor ocupação desses espaços pela população.