O Museu da Imagem e do Som “José da Silva Bueno” (MIS) abre a exposição “A obra e o tempo: Interferências nas esculturas de Bassano Vaccarini”, nesta terça-feira (13), às 16h, em sua sede, na rua Cerqueira César, 371, no Centro de Ribeirão Preto.
A exposição, em parceria com o grupo Amigos da Fotografia, apresenta um conjunto de dez fotos de esculturas do artista que estão localizadas no Parque Ecológico Maurilio Biagi.
As fotos foram produzidas por Davi Morales, com objetivo de provocar a percepção que as interferências da natureza e do desenvolvimento urbano trazem às obras de arte ao longo do tempo.
“As imagens retratam situações urbanas, como as grades do Parque Maurílio Biagi, que são uma interferência, mesmo não impedindo a contemplação total das esculturas do Bassano Vaccarini. Esse e outros casos compõem as provocações que a exposição busca fomentar”, explica Renato Caetano da Silva, propositor da exposição.
O artista Bassano Vaccarini, natural de Altinópolis, foi escultor, pintor, cenógrafo, figurinista, cineasta e professor, além de um ícone da arte moderna brasileira.
A visitação pode ser feita de terça a sexta-feira, das 14h às 17h, até o dia 25 de maio. A exposição faz parte da programação da Secretaria da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto em comemoração ao Centenário da Semana de Arte Moderna, aos 44 anos do MIS/RP e aos 22 anos do Grupo Amigos da Fotografia de Ribeirão Preto.
“Esta exposição é um dos exemplos de trabalho conjunto entre governo, sociedade civil e instituições privadas, a fim de trilharem juntos o caminho para preservação da nossa história e memória”, comenta Isabella Pessotti, secretária da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto.
Desde sua reabertura, além da exposição permanente, o MIS faz um trabalho contínuo de catalogação e organização do seu acervo, que conta com a parceria de instituições de ensino e pesquisadores nas áreas de cinema e música.
“Ao longo de seus 44 anos, o MIS vem cumprindo com uma de suas principais funções, que é a de se conectar com seus públicos e instituições, por meio de exposições, conteúdo educativo, pesquisas, conservação e outros, fortalecendo a relação de pertencimento com este importante patrimônio de Ribeirão Preto”, avalia Fabrício Vianna, chefe de seção do museu.
Serviço
Exposição: A obra e o tempo: Interferências nas esculturas de Bassano Vaccarini
Abertura: 13/04 às 16h
Visitação: De terça a sexta-feira, das 14h às 17h
Local: Museu da Imagem e do Som “José da Silva Bueno”, Rua Cerqueira César, 371 – Centro