Obras do corredor de ônibus Castelo Branco/Treze de Maio avançam e na próxima semana entram na fase final do cronograma

Obras do corredor de ônibus Castelo Branco/Treze de Maio avançam e na próxima semana entram na fase final do cronograma

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 2 minutos de leitura
Obras do corredor de ônibus Castelo Branco/Treze de Maio avançam e na próxima semana entram na fase final do cronograma

A partir da próxima segunda-feira, 13, começam as obras na rua Capitão Salomão

Foto: Guilherme Sircili

O trecho final da construção do corredor de ônibus Castelo Branco/Treze de Maio irá abranger a rua Capitão Salomão, no trecho entre as ruas Goiás, Tamandaré e João Ramalho. Este trecho tem previsão para ser concluído e entregue em setembro de 2024. Essa última etapa contempla os serviços de reconstrução de pavimento, fresagem e recapeamento e implantação de acessibilidade.

Essa semana, os serviços estão concentrados na avenida Treze de Maio, com a drenagem e a implantação de acessibilidade. A Saerp (Secretaria de Água e Esgoto) está executando o rebaixamento de adutora em um dos trechos da rua Capitão Salomão. Para adiantar os trabalhos, na avenida Treze de Maio, a implantação da sinalização de solo está em andamento. Já na avenida Castelo Branco os serviços foram concluídos. A avenida Leão XIII também está recebendo a sinalização horizontal e instalação dos abrigos nos pontos de ônibus

No corredor o asfalto utilizado é mais resistente para atender a demanda do tráfego. Para melhoria e preparo do subleito, o asfalto é aberto em 45 centímetros, por meio de compactação mecânica. Depois vem a implantação da nova base, com material granular e cimento, seguida de aplicação de seis centímetros de concreto betuminoso usinado a quente e faixa B (Binder). Finalmente é aplicada a nova capa de asfalto, que varia de quatro a cinco centímetros e passa por rígidos testes de laboratório para garantir a qualidade.

Nas paradas de ônibus foi implantado o pavimento rígido. Como os ônibus permanecem mais tempo parados nos pontos, instalar o espaço em concreto foi a alternativa mais adequada para proporcionar maior sustentação, segurança, reduzir as distâncias de frenagem e aceleração, e evitar também situações de aquaplanagem por ter um piso texturizado. 

O corredor Castelo Branco / Treze de Maio 8,4 km de extensão. Com os corredores Costábile/Kennedy e D.Pedro I (já pronto e entregue) formam o eixo Leste-Oeste, que terá 19 km e atenderá usuários de 23 bairros.

O eixo Leste-Oeste completo:

  • 19 km
  • 23 bairros
  • 6 rotatórias
  • 13 ruas e avenidas