Ordem de serviço foi assinada nesta terça-feira, dia 8; quarto trecho conta com 2,5 km de extensão

Fotos: Guilherme Sircili

Com as grandes transformações urbanas, é necessário investir em iniciativas inovadoras, que garantam maior fluidez, segurança e modernidade no trânsito. Neste sentido, a Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria de Obras Públicas, deu início nesta terça-feira, dia 8, às obras do trecho 04 do corredor de ônibus Norte-Sul, que compreende as avenidas Independência, Ligia Latuf Salomão, Braz Olaia Acosta e Coronel Fernando Ferreira Leite. O trecho compreende 2,5 quilômetros de extensão e faz parte do programa Ribeirão Mobilidade, que tem como objetivo oferecer um transporte público altamente capacitado, priorizando a integralidade com uma comunicação eficaz. O valor da obra é de R$19.862.721,16 e tem prazo de 12 meses para ser entregue à população.

Neste trecho também será realizada a duplicação da avenida Independência e a pavimentação de vias no padrão dos corredores de ônibus, com reforço na capacidade de suporte do pavimento em função do tráfego intenso e do peso dos veículos, além de uma nova ciclovia que será implantada na avenida Braz Olaia Acosta, entre Adolfo Mantovani e Caetano Mancuso. Serão 340 metros neste trecho que, somado aos demais, totaliza 9 quilômetros de ciclovias no corredor Norte-Sul.

“Hoje assinamos a ordem de serviço para início das obras do trecho 04 do corredor Norte-Sul, que em sua totalidade, conta com 15,3 quilômetros. O corredor de ônibus Norte-Sul ligará a cidade entre o Ribeirão Shopping e o Ribeirão Verde. Continuaremos com esses investimentos para que possamos, além das melhorias de infraestrutura de mobilidade, mudar a nossa frota de ônibus, implantando melhorias como ar-condicionado, suspensão pneumática, conectividade, pontualidade e segurança, garantindo ainda mais dignidade e respeito aos usuários do transporte coletivo”, destacou o prefeito, Duarte Nogueira.

O corredor Norte-Sul é o maior em extensão de Ribeirão Preto e conta com cerca de 15 quilômetros, divididos em quatro trechos. O trecho 01 compreende as avenidas Recife e Thomaz Alberto Whately. Já os trechos 2 e 3 compreendem as avenidas Mogiana, Paschoal Innechi, Meira Junior e Independência.

Programa Ribeirão Mobilidade – A Prefeitura conta com mais de 30 projetos inovadores de intervenção viária, com investimento total que se aproxima dos R$ 500 milhões. Ao todo serão implantados 11 corredores de ônibus em Ribeirão Preto, num total de 56 quilômetros, percorrendo as principais avenidas do município, além de pontes, túneis e viadutos que irão proporcionar maior conforto aos usuários do transporte público. Entre as obras entregues estão os corredores de ônibus das avenidas Dom Pedro I; do Café, Presidente Vargas; Thomaz Alberto Whately; corredores Norte-Sul (trechos 1, 2 e 3); duplicação das avenidas Antônia Mugnatto Marincek e Adelmo Perdizza; adequação viária na rotatória das avenidas Nove de Julho; Portugal e Antônio Diederichsen; ampliação da avenida Coronel Fernando Ferreira Leite; viaduto Profissionais da Saúde, entre outras intervenções.

Atualmente, estão em andamento a construção de viadutos no cruzamento da avenida Brasil com Mogiana e Brasil com Thomaz Alberto Wathely; o túnel entre as avenidas Independência e Presidente Vargas, avenida Saudade, além da licitação para restauro e implantação do corredor de ônibus da avenida Nove de Julho.