As três obras em andamento devem ser concluídas dentro do prazo
Foto: Fernando Gonzaga
O programa Ribeirão Mobilidade está com três obras de construção de corredor de ônibus em andamento: Corredor Central, Castelo/Treze de Maio e Costábile/Kennedy. Os três estão com mais de 40% das obras concluídas.
Nos três corredores o asfalto utilizado é mais resistente para atender a demanda do tráfego. Para melhoria e preparo do subleito, o asfalto é aberto em 45 centímetros, por meio de compactação mecânica. Depois vem a implantação da nova base, com material granular e cimento, seguida de aplicação de seis centímetros de concreto betuminoso usinado a quente e faixa B (Binder). Finalmente é aplicada a nova capa de asfalto, que varia de quatro a cinco centímetros e passa por rígidos testes de laboratório para garantir a qualidade.
Nas paradas de ônibus foi implantado o pavimento rígido. Como os ônibus permanecem mais tempo parados nos pontos, instalar o espaço em concreto foi a alternativa mais adequada para proporcionar maior sustentação, segurança, reduzir as distâncias de frenagem e aceleração, e evitar também situações de aquaplanagem por ter um piso texturizado.
Foto: Fernando Gonzaga
Corredor de ônibus quadrilátero central
Tem previsão de ser entregue é maio desde ano. Está com cerca de 50% das obras concluídas e terá 7 km de extensão. A obra está orçada em R$ 20.774.887,51.
Corredor Castelo / Treze de Maio
Está com 40% das obras concluídas. Com 8 km e 400 metros de extensão, deve ser entregue em setembro de 2024. O valor da obra é R$ 26.123.173,77.
Corredor Costábile / Kennedy
Com 5 km e 300 metros de extensão e 7 km de ciclovia, também está com cerca de 40% das obras concluídas. A previsão é entregar o corredor em setembro de 2024.
Foto: Guilherme Sircili
Os corredores Castelo/Treze e Costábile/Kennedy formam, juntamente com o corredor da D. Pedro I (já pronto e entregue) o eixo Leste-Oeste:
O eixo Leste-Oeste completo:
- 19 km
- 23 bairros
- 6 rotatórias
- 13 ruas e avenidas