A Comissão Especial de Estudos (CEE) sobre a parceria público-privada da iluminação pública de Ribeirão Preto concluiu a série de oitivas com representantes do consórcio Conecta. O encontro, presidido pelo vereador Daniel Gobbi (Progressistas), teve como objetivo apurar supostas falhas e descumprimentos contratuais e avaliar o andamento das ações de modernização do serviço.
Durante a sessão, a comissão ouviu o gerente de contratos Paulo Almeida, o coordenador técnico William D. Paula e o representante Ricardo Cândia. Segundo os convidados, a Conecta assumiu, em 2024, um parque de iluminação em estado crítico, o que exigiu readequação de equipe e da estrutura operacional. Eles afirmaram ainda que as intervenções realizadas nos últimos meses reduziram os problemas e que, atualmente, não há chamados pendentes registrados no aplicativo Brilha Ribeirão.
Os técnicos também informaram que está em curso uma revisão da classificação das vias da cidade — medida que, segundo eles, deve resultar em melhorias na distribuição e intensidade da iluminação em ruas e avenidas. Os representantes do consórcio se comprometeram com a continuidade dos investimentos e com a substituição de luminárias para modernizar o sistema.
Para o presidente da CEE, o trabalho de fiscalização da comissão, somado à cobrança da população, foi determinante para forçar avanços. Gobbi avaliou que as explicações e o plano apresentados trouxeram mais clareza sobre o desempenho do contrato, mas ressaltou que a Vigilância da execução continuará. A comissão disse que acompanhará os prazos e as ações prometidas pela Conecta nos próximos meses.