O verão começa oficialmente sob a influência de uma nova onda de calor que deve dominar a semana do Natal e os primeiros dias da estação no estado de São Paulo, segundo a Climatempo.
Um bloqueio atmosférico sobre a região tende a inibir a formação de áreas de chuva mais organizadas e a manter as temperaturas elevadas nos próximos dias, com máximas previstas até 5°C acima da média para o período.
Apesar do predomínio do calor, o sistema não elimina totalmente a possibilidade de chuva: pancadas isoladas podem ocorrer e, em momentos de instabilidade, vir acompanhadas de raios e intensidade forte, típicas de dias quentes e abafados, alerta o meteorologista Vitor Takao Suganuma.
O fenômeno também deve elevar as temperaturas mínimas, com noites e madrugadas mais abafadas, o que dificulta a perda de calor acumulado e pode aumentar o desgaste físico, especialmente em áreas urbanas. Em Ribeirão Preto, a previsão estendida indica sol com muitas nuvens e possíveis pancadas de chuva isoladas nos próximos dias.
A orientação é manter hidratação e atenção a horários de maior calor, além de acompanhar atualizações meteorológicas caso ocorram chuvas mais fortes.