Uma operação do Gaeco com apoio da Polícia Militar resultou na prisão de 22 pessoas e na morte de um homem durante ações realizadas em municípios da região de Ribeirão Preto e em Minas Gerais. A vítima foi identificada como Mateus Henrique Cintra, 30 anos. Segundo a PM, ele teria resistido à prisão dentro de sua residência no bairro City Petrópolis, em Franca.
De acordo com o promotor Rafael Piola, do Gaeco em Franca, as investigações começaram em janeiro de 2025 e apontaram a existência de membros da liderança da facção conhecida como PCC, entre eles os chamados “disciplinas”, envolvidos em crimes como tráfico de drogas, roubo, agiotagem e na realização de tribunais do crime. Durante a operação foram apreendidas drogas, aparelhos eletrônicos e dinheiro.
A Justiça expediu 33 mandados de prisão temporária além de diversos mandados de busca e apreensão, cumpridos em cidades paulistas como Franca, Cristais Paulista, Jeriquara, Altinópolis, Cravinhos, Matão, Ribeirão Preto, Ituverava, São Carlos, Patrocínio Paulista e Miguelópolis. Foram cumpridos também mandados em Delfinópolis e Uberlândia, em Minas Gerais.
A ação foi coordenada pelo Gaeco com apoio logístico da Polícia Militar e segue com diligências para conclusão das apreensões e interrogatórios. Autoridades locais orientam que denúncias e informações sobre a atuação de grupos criminosos devem ser comunicadas aos órgãos de segurança para auxiliar nas investigações.