Mais de 1.600 vias de 120 bairros já foram beneficiadas; meta do Programa Ribeirão Mobilidade é alcançar 700 km até o final de 2023
Foto: Fernando Gonzaga
Nesta quarta-feira, 19, o asfalto novo do Ribeirão Mobilidade chegou ao Orestes Lopes de Camargo, que terá oito ruas beneficiadas pelo programa da prefeitura. Com o lote de 15 km que está sendo executado pela DGB Engenharia, a Prefeitura levou o benefício, nas últimas semanas, ao Jardim Progresso, Parque Ribeirão Preto, Vila Virgínia, Jardim Maria da Graça, Jardim Centenário, Parque dos Pinus, Jardim Jandaia, Valentina Figueiredo e Marincek.
Nos próximos dias, o programa segue para o Maria Casagrande Lopes e o Geraldo Corrêa de Carvalho. Assim, até o final deste mês, a Prefeitura terá finalizado este lote, que é apenas um dentre os quatro em execução atualmente.
Juntos, eles somam mais de 40 km de asfalto novo aplicados em 137 trechos de ruas e avenidas de 30 bairros.
Os outros três lotes em execução
Enquanto isso, a Construtora Said foi contratada para levar asfalto novo a outros 11 bairros, somando mais de 14 km. O serviço já foi concluído no Castelo Branco Novo, Jardim Anhanguera, Parque Bandeirantes, Parque das Andorinhas, Planalto Verde, Quintino Facci II, Sumarezinho e Santa Cruz.
Agora, a empresa seguirá para a Vila Tamandaré, Vila Tibério e Jardim Zara.
Outra frente de trabalhadores, também da Said, está na avenida Thomaz Alberto Whately, que recebe mais de 2,5 km de asfalto novo no entorno do bairro Tanquinho e, mais diante, do Jardim Aeroporto.
Enquanto isso, um quarto grupo liderado pela Borges Morando Construções é responsável por levar cerca de 9 km de asfalto novo a seis bairros. O serviço já foi concluído no Cândido Portinari, seguindo, agora, para o Parque dos Flamboyans e, depois, para o Jardim do Trevo, Jardim Interlagos, Jardim Helena e Jardim das Palmeiras.
Meta é alcançar 700 km até o final deste ano
Segundo o prefeito Duarte Nogueira, que acompanhou os serviços no Jardim Jandaia, nesta semana, “a meta é atingir a casa dos 700 km de asfalto novo até o final deste ano”, disse. “E tem mais para o ano que vem”, avisou.
Desde que foi criado, de 2017 para cá, o programa Ribeirão Mobilidade já levou asfalto novo a cerca de 650 km de travessas, ruas e avenidas da cidade, recuperando mais de 1.600 vias de 120 bairros, o equivalente a 58% do total de bairros da cidade.
O Ribeirão Mobilidade também inclui a construção de 30 grandes obras viárias, como o túnel da Nove de Julho, os viadutos, pontes e os 11 corredores de ônibus que se interligarão, formando uma malha viária de 56 km, exclusiva para ônibus, atravessando toda a cidade.
Das 30 grandes obras do programa, 18 já estão prontas e outras sete estão em construção.