Nova modalidade foi tema de reunião hoje; cidade já conta com 500 alunos de 7 a 17 anos beneficiados em várias modalidades

Foto: Guilherme Sircili

A Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil do Projeto GURI vai abrir 50 vagas gratuitas para crianças e adolescentes de Ribeirão Preto no mês de junho. O GURI é um programa de iniciação musical do Governo do Estado de São Paulo, realizado sempre em parceria com as prefeituras. Hoje, cerca de 500 alunos de 7 a 17 anos já são beneficiados em Ribeirão Preto em várias modalidades de cursos de instrumentos.

A nova parceria foi tema, hoje (23/5), da visita que o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira recebeu de Milena Deganuti de Mello, gerente regional do Santa Marcelina Cultura, entidade que gerencia o projeto GURI, e de Rafael Leme, responsável pela Orquestra Infanto Juvenil. Também acompanhou o encontro o diretor administrativo da Secretaria Municipal da Cultura, André Luís da Silva, representando o secretário da pasta, Pedro Leão.

No GURI, a criança começa seus estudos de iniciação musical aos sete anos, com brincadeiras e atividades práticas. Um pouco maiores, estudam canto ou instrumento, além de canto coral, teoria musical e prática de conjunto.

O projeto atende, em todo o estado de São Paulo, mais de 60 mil crianças e adolescentes em 384 polos de ensino instalados em 282 cidades paulistas.

Na Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil do Guri, os alunos, com idades entre 11 e 18 anos, têm acesso a um vasto e complexo universo de formas de fazer música. O desenvolvimento artístico-pedagógico vai desde o consagrado repertório sinfônico europeu e americano a incursões por peças operísticas, populares e contemporâneas. E o aprofundamento dessa experiência conta também com professores, regentes e instrumentistas convidados, cuidadosamente selecionados para proporcionar aos estudantes uma interação rica e proveitosa que lhes dê ferramentas para trilhar seu próprio caminho musical, tanto no palco – solo ou em conjunto – quanto na sala de aula.