Palestra sobre história de Ribeirão Preto ocorre terça em escolas do Planalto Verde e Ipiranga

As palestras vão abordar mudanças urbanas e manifestações culturais que influenciaram o desenvolvimento local

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Palestra sobre história de Ribeirão Preto ocorre terça em escolas do Planalto Verde e Ipiranga

A cidade recebe duas atividades educativas com foco na memória urbana de Ribeirão Preto. A arquiteta e pesquisadora Adriana Capretz Borges da Silva Manhas ministra palestra no anfiteatro da Escola Municipal de Educação Profissional Básica Dr. Celso Charuri, na Avenida Luís Galvão César, 273, Planalto Verde. O encontro é direcionado a alunos dos cursos de Aprendizagem Industrial e do Programa Comunitário de Formação Profissional, incluindo turmas de costureiro e eletricista.

A mesma apresentação será repetida na EMEF Prof. Alfeu Luiz Gasparini, na Avenida Dom Pedro I, 196, no bairro Ipiranga, com público estimado em cerca de 250 participantes. A iniciativa integra a programação da Secretaria Municipal de Educação em alusão aos 170 anos de Ribeirão Preto, comemorados em 19 de junho, e também dialoga com as comemorações pelos 50 anos de inauguração da unidade escolar Gasparini.

Autora do livro Campos Elíseos e Ipiranga, Memórias do Antigo Barracão, Adriana Manhas é formada em Arquitetura e Urbanismo, tem mestrado em Engenharia Urbana e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos, e atua como professora titular na Universidade Federal de Alagoas. Sua pesquisa concentra-se em patrimônio, memória e processos de formação das cidades. As palestras vão abordar mudanças urbanas e manifestações culturais que influenciaram o desenvolvimento local, com o objetivo de ampliar o conhecimento dos estudantes sobre a história e identidade do município.