Segundo a organização, cerca de 25 mil pessoas passaram pelo evento
Fotos: Max Gallão Mesquita
A 20ª Parada LGBTQIAP+, realizada na tarde deste domingo, 16 de junho, arrastou milhares de pessoas pelas ruas e avenidas de Ribeirão Preto. A concentração aconteceu no cruzamento das avenidas Presidente Vargas e João Fiusa, com dois trios elétricos e muita gente acompanhando a pé até o recinto da Praça “João Marchesi”, no Jardim São Luiz, zona sul da cidade, onde aconteceram diversos shows de drag queen, DJs, cantores e dançarinos.
De acordo com a organização do evento, passaram pelo local, cerca de 25 mil pessoas. Fábio de Jesus da Silva, presidente da ONG Arco-íris de Ribeirão Preto, destacou as dificuldades enfrentadas nestas duas décadas de atividades. “Vivemos um tempo em que ninguém nos ouvia. Recebíamos só portas na cara e nada acontecia, apesar da nossa luta, da insistência com nossas pautas. Hoje conseguimos executar duas paradas que constaram no orçamento municipal da prefeitura. Isso tem feito a diferença para melhor na realização desta ação, mas isso aconteceu porque lutamos muito e sem descanso”, lembrou Fábio.
“Não estamos aqui sem motivo. Muita gente construiu esses 20 anos. Por conta disso, ressaltamos a importância do imenso respeito a quem veio antes de nós. Quem abriu esse nosso caminho. Respeitar quem sofreu para que estivéssemos aqui hoje. Nossa luta incansável é pela criação de políticas por inteiro e não pela metade”, frisou ele.
Pedro Leão, secretário Municipal da Cultura e Turismo e padrinho da Parada, lembrou que colocar o evento no orçamento da Prefeitura foi uma grande conquista. “Um passo importante para a qualidade e estrutura que a Parada atingiu e essa melhoria deve continuar. Eu espero que como secretário, assumidamente gay, usando esta faixa de padrinho do evento, seja também um instrumento de transformação para aqueles que não se veem nesse lugar, não imaginam esse acesso e que se sentem excluídos de todo o processo democrático”.
Entidades, representantes dos movimentos sociais e integrantes da Corte da 20ª Parada também discursaram defendendo o direito democrático de viver como se deseja e a contínua luta pelas pautas da comunidade LGBT.
A Parada LGBTQIAPN+ conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e integra o calendário de atividades do aniversário de 168 anos de Ribeirão Preto.