Evento foi realizado neste domingo, dia 20 de agosto, e reuniu cerca de dez mil pessoas
Foto: Divulgação
A ONG Arco-Íris, com o apoio da Secretaria da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto, realizou neste domingo, dia 20 de agosto, a 19ª Parada LGBTQIAPN+. O evento começou às 15h com o grupo Maracatu Chapéu de Sol, na Praça Hélio Smidt, onde as autoridades, entidades sociais e parceiros falaram durante a abertura da Parada.
“Sempre reforçamos o caráter acolhedor do nosso governo e não seria diferente com a população LGBT, que luta dia a dia pelo respeito de ser o que desejam ser. Também estamos felizes por compor esse movimento, que celebra a diversidade e o respeito com tanta alegria. Vocês estão vistos no orçamento público municipal, viva todos vocês”, afirmou o secretário da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto, Pedro Leão.
Após cerca de 50 minutos de trajeto, com muita alegria e organização, os participantes foram até a Arena Eurobike. De acordo com os organizadores do evento, a Parada reuniu cerca de dez mil pessoas, vindas também de diversas cidades de São Paulo e de outros Estados.
“É muito importante apoiar todas as manifestações contra toda forma de preconceito. Esta é uma luta de todos nós”, explicou Alessandro Hirata, secretário da Casa Civil.
Na Arena Eurobike aconteceram as apresentações dos artistas da cena LGBT, um dos pontos altos da Parada, colocando quase dez mil pessoas pra dançar e cantar até o final do evento, que trouxe o tema: “Na diversidade encontro minha identidade – A arte e a beleza de ser quem você é”, para festejar quase duas décadas de luta da população trans e travestis como forma de comemorar suas existências frente às violências de gênero. A Parada, pela primeira vez, foi contemplada no orçamento municipal da Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.
“Estamos colhendo nesta edição de quase duas décadas, o acolhimento e o respeito por parte da administração municipal, nossa principal parceira neste acontecimento, um trabalho foi visto de forma muito respeitosamente, o que é motivo de orgulho para nós”, declarou Fábio de Jesus, presidente da ONG Arco-Íris.
Inúmeras autoridades estiveram presentes no evento, como o deputado Guilherme Cortez, da Frente LGBT da Alesp, representantes da Ong Vitória Regia, sindicatos, integrantes de entidades LGBTs do Estado, Ministério da Saúde, da Assistência Social, vereadores, artistas drags, bailarinos, Djs, entre muitos outros.