Parceria Irá Oferecer Bolsas De Estudos Para Aulas De Ballet Clássico

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 2 minutos de leitura
Parceria Irá Oferecer Bolsas De Estudos Para Aulas De Ballet Clássico

Secretaria da Cultura e Turismo e espaço de Dança Diego Pradella irão oferecer mais de 30 bolsas para alunos dos Centros Culturais de Ribeirão Preto

Foto: Divulgação

Os Centros Culturais de Ribeirão Preto, equipamentos da Secretaria da Cultura e Turismo, estão concluindo a seleção de 33 alunos, de um total de 120 avaliados, que terão uma bolsa de estudos de ballet clássico, em parceria com o Espaço de Dança Diego Pradella.

Desde a sua fundação, em 2020, o Espaço de Dança tem como projeto social, a inserção de crianças, jovens e adolescentes de Ribeirão Preto e região no meio cultural por meio da dança, oferecendo bolsas de estudos de ballet clássico para oportunizar a arte e a cultura em suas vidas, apresentando uma alternativa de profissão.

Este ano, em parceria com a Secretaria da Cultura e Turismo, os professores do Espaço de Dança Diego Pradella visitaram as turmas de ballet clássico dos cinco Centros Culturais de Ribeirão Preto (Centro Cultural Campos Elíseos, CEU das Artes, Centro Cultural Quintino II, Centro Cultural Vila Tecnológica e Centro Cultural Palace), que realizam as aulas através do programa “Cultura Livre: Programa de Formação e Fortalecimento”.

A busca por novos talentos segue uma segunda etapa, que é o contato com as famílias dos alunos selecionados, quando será apresentado o projeto.

“Com a confirmação da participação do aluno pela família, iniciaremos no segundo semestre as aulas das crianças em nossas turmas”, disse o responsável pelo Espaço, Diego Pradella.

Cultura Livre

O programa tem como principal objetivo aproximar crianças, jovens e a população em geral das mais diversas formas de expressão artístico-culturais e tornar acessível cursos livres de formação artística, promovendo, através das artes, a sociabilidade, as práticas de ética, cidadania e o respeito às diferenças.

O Cultura Livre representou para os Centros Culturais um aumento de 23,5% na quantidade de cursos oferecidos, saindo de 17 em 2022 para os atuais 21. São cursos diversos como Artes Cênicas, Básico de Informática, Musicalização, Violão Popular e Clássico, Canto Coral, Jazz, Grafite, entre outros cursos. Houve também aumento na quantidade de vagas disponíveis, saindo de 902 para 2.024, um salto de 124,3% entre os anos de 2022 e 2023.

Baseadas em um processo pedagógico especialmente elaborado, os Centros Culturais fazem parte de um projeto complementar à educação fundamental e ensino médio, em um processo de aprendizagem que envolve as famílias e transforma as relações interpessoais na comunidade, despertando nas crianças e jovens o interesse pelo fazer e o saber cultural.