Passeata do Maio Laranja mobiliza região do CRAS 3

Passeata do Maio Laranja mobiliza região do CRAS 3

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 2 minutos de leitura
Passeata do Maio Laranja mobiliza região do CRAS 3

Evento promovido em parceria com diversas entidades, destaca a importância da prevenção e combate ao abuso sexual infantil

Fotos: Divulgação

Na última sexta-feira, 17 de maio, uma passeata marcou o movimento “Maio Laranja”, na região do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS 3), em Ribeirão Preto. O evento, promovido em parceria com a Casa das Mangueiras, Iris de Luz, Instituto Protagonismo e Maria Claret, teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e combate ao abuso sexual infantil.

A passeata, que contou com a participação ativa da comunidade, percorreu as principais ruas do bairro, chamando a atenção para a causa com faixas e cartazes confeccionados pelas próprias crianças durante a semana. As mensagens destacavam a urgência de proteger os direitos das crianças e adolescentes e a necessidade de denunciar casos de abuso e exploração sexual.

Logo no início da manhã, o ponto de concentração na Casa das Mangueiras começou a receber os participantes, que vestiam camisetas alusivas à campanha e portavam apitos e balões. A movimentação atraiu a curiosidade de moradores e comerciantes locais, ampliando a visibilidade do ato.

A coordenadora do CRAS 3, Renata Fabio, destacou a importância da mobilização comunitária. “A caminhada da campanha Faça Bonito!  Tem como objetivo mobilizar e informar a sociedade quanto ao abuso sexual de crianças e adolescentes. Trabalhamos o mês com confecção de cartazes, rodas de conversa, audiovisual e a importância da caminhada. É necessário que cada um faça a sua parte, sendo importante mobilizações para sensibilizar toda a sociedade quanto ao abuso sexual de crianças e adolescentes e que todos tenham conhecimento para denunciar”, completou Renata

Ao final da passeata, uma roda de conversa foi realizada na Casa das Mangueiras, onde especialistas debateram com os participantes sobre estratégias de prevenção e os desafios enfrentados na proteção das crianças. O evento foi encerrado com apresentações culturais das crianças, reforçando a mensagem de união e esperança na construção de um futuro mais seguro para todos.

A passeata de Maio Laranja em Ribeirão Preto demonstrou que, com a união e o engajamento da comunidade, é possível avançar na luta contra o abuso sexual infantil, promovendo um ambiente de proteção e acolhimento para as crianças e adolescentes.

"Precisamos intensificar nossos esforços na conscientização e na educação de nossa comunidade sobre a importância de proteger nossas crianças contra o abuso sexual. Além disso, devemos fortalecer os canais de denúncia e assegurar que as vítimas recebam o apoio necessário de forma rápida e eficiente”, falou a secretária de Assistência Social, Helane Serpa.

A próxima passeata acontece nesta quinta-feira, dia 23 de Maio com os territórios dos CRAS 5 e 10, a concentração é às 9h, na Av Cásper Líbero, 431 – Escola de Educação Infantil Pastora Neildete Barbosa Lins.