Guarda Civil Metropolitana realizou mais de 50 atendimentos para o combate à violência contra a mulher, no 1º semestre de 2023
Foto: Gulherme Sircili
O trabalho realizado pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Ribeirão Preto no atendimento à Lei Maria da Penha, no primeiro semestre de 2023, assegurou o cumprimento de medidas protetivas e a promoção de ações de conscientização e combate à violência. No período foram efetivados um total de 56 atendimentos, 7 boletins de ocorrência e 5 prisões.
Criada em 2018, a patrulha garante a efetividade da Lei com ações integradas entre a Secretaria de Assistência Social, Polícia Militar, Ministério Público e Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo para o enfrentamento da violência contra as mulheres.
Os Guardas Civis Metropolitanos que atuam na Patrulha Maria da Penha foram treinados para a proteção, prevenção e acompanhamento das mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar que possuam medidas protetivas de urgência, integrando as ações realizadas pelas redes de atendimento às mulheres em situação de violência mantidas pelo Poder Público.
Foto: Divulgação
“Ações de combate à violência contra as mulheres são fundamentais para deixar claro que a mulher vitimizada não está sozinha. A Patrulha Maria da Penha tem sido um instrumento fundamental na defesa da mulher, vítima de violência em nossa cidade, mas é fundamental que as pessoas não se calem diante de atos de violência e denunciem”, destaca o Comandante da GCM, Domingos Fortuna.
No início do mês de maio deste ano, buscando ampliar as medidas de segurança da mulher e promover proteção e assistência 24h, o prefeito Duarte Nogueira entregou para o governador do Estado, Tarcísio de Freitas, o ofício para a implantação do funcionamento ininterrupto da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Ribeirão Preto.
Foto: Divulgação
Em todo o Estado de São Paulo, há apenas 11 Delegacias de Defesa da Mulher. No interior, 4, sendo que uma delas está em Ribeirão Preto. A DDM é o órgão responsável por registrar e acompanhar os casos de violências e crimes contra as mulheres. De 2021 a 2023, foram emitidas pela DDM-RP mais de 5.200 solicitações de medidas protetivas com carácter de urgência.
“A GCM e demais órgãos municipais e estaduais estão prontos para ajudar. Qualquer denúncia pode ser realizada pelos nossos telefones, 153 e 3632- 4747, ou pelo 190, da Polícia Militar”, afirma Fortuna.