No dia 15 de março, a Saerp deu início às pesquisas e reparos de vazamentos não-visíveis na região leste, serviço que faz parte do programa de redução de perdas da Secretaria, com ações previstas para até 2023.

Nessa primeira etapa das pesquisas, as equipes estão nos bairros Jardim Juliana, Jardim Interlagos, Parque dos Servidores, Parque dos Lagos e Santa Iria.

Essa ação já é realizada há um ano, no qual foram encontrados 751 vazamentos não-visíveis, sendo reparados 378 ramais de rede e substituídos 361.  

O serviço é dividido em partes, que são realizadas em horários específicos.  Durante o dia são feitas as varreduras com haste de escuta, que acontecem somente após as  medições de pressão dos locais onde serão feitas as escutas.

 À noite, após a varredura, é feita a geofonagem. Depois da pesquisa, os espaços que foram identificados vazamentos são demarcados para que sejam feitos os reparos.

Assim, a Saerp consegue reduzir as perdas reais, por identificar os vazamentos não-visíveis, que podem ocorrer pela fadiga do material ou pela pressão da água na rede de distribuição.

Por isso, além da pesquisa e reparo, o programa de redução de perdas também prevê a setorização da rede de distribuição de Ribeirão Preto.

Programa de redução de perdas da Saerp

Desde 2017, a Saerp vem trabalhando para diminuir as perdas. Com as ações ao longo dos anos, houve uma redução das perdas: em 2017 era mais de 60%, já em 2020, 49%.  A estimativa é que para 2021, as perdas estiveram em torno de 47%*.

Para a implantação de novas ações do programa de redução de perdas até 2023, a Saerp tem investimentos garantidos em torno de R$150 milhões.

*Todos os dados de perdas são disponibilizados no SNIS, Sistema Nacional de Informação de Saneamento. Os dados referentes a 2021 ainda serão divulgados pelo órgão.