Programa de Integração Comunitária possui 1.800 alunos em 59 núcleos espalhados por Ribeirão Preto
Foto: Divulgação
Com objetivo de proporcionar saúde e bem estar para a melhor idade através de atividades físicas e interação social, o PIC – Programa de Integração Comunitária - é um dos projetos de maior sucesso da Secretaria de Esportes de Ribeirão Preto.
Criado em novembro de 1993, o primeiro núcleo do PIC surgiu na praça José Mortari, na Vila Tibério e não parou mais de crescer. O programa oferece aos alunos atividades como ginástica, dança, passeios em grupo, além de realizar trabalhos de ação social, como, arrecadação de roupas, remédios, leite, brinquedos, entre outros. Tudo que é arrecadado pelos alunos é doado para famílias em situação de vulnerabilidade.
“O PIC é motivo de muito orgulho para nós. Poder proporcionar bem estar social e saúde aos nossos idosos, essa população da faixa etária que mais cresce no país, é algo que nos motiva a melhorar cada dia mais. O PIC é único. Um programa de sucesso no Brasil inteiro. Por isso esperamos comemorar muitas outras décadas ainda de realização desse projeto”, afirmou o Secretário de Esportes, Ricardo Aguiar.
Os alunos que se destacam nas atividades físicas oferecidas no programa são convidados a integrarem os times de atletas da melhor idade da Secretaria de Esportes e participam de campeonatos como os Jogos da Melhor Idade, regional e estadual, e também os campeonatos de vôlei adaptado da Confederação Brasileira da modalidade.
“Tenho um imenso prazer em coordenar esse maravilhoso programa. Estar direto com os meus colegas de trabalho, professores, que todas as manhãs levam um pouco de carinho, alegria e saúde para os participantes e os idosos que sempre nos dão uma lição de vida”, destacou Paulo Picolo, coordenador do Programa de Integração Comunitária.
A Secretaria de Esportes está comemorando os 30 anos de história do PIC e vem realizando vários eventos em homenagem ao programa. Para encerrar as comemorações, entre os dias 02 e 03 de dezembro, será realizada a 23ª OLIMPIC, onde os alunos dos núcleos vão participar de diversas modalidades esportivas na Cava do Bosque, como vôlei adaptado e provas de atletismo. A abertura da 23ª OLIMPIC está marcada para este sábado, 2, às 8horas, na Cava do Bosque.
Para participar do PIC os interessados precisam apenas ter acima de 50 anos, procurar o núcleo mais próximo e fazer a inscrição diretamente com o professor. Todas as atividades são gratuitas.