A Polícia Militar do Estado de São Paulo mantém abertas as inscrições para concurso que oferece 2.200 vagas para o cargo de soldado. O prazo para se inscrever vai até 23 de outubro de 2025 e a inscrição deve ser feita exclusivamente pelo site da Fundação Vunesp. A taxa é de R$ 85.
Podem concorrer candidatos com ensino médio completo, idade entre 17 e 30 anos, quitação com as certidões eleitorais e militares, habilitação nas categorias B a E e altura mínima de 1,55 m para mulheres e 1,60 m para homens. A remuneração inicial informada no edital é de R$ 5.055,53.
As provas de conhecimentos (Parte I objetiva e Parte II dissertativa) estão previstas para a tarde de 30 de novembro de 2025 e serão aplicadas em 51 cidades, incluindo 37 municípios paulistas e capitais e centros em outros estados, como Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e Recife. Serão convocados para as etapas seguintes os 16.000 candidatos melhor classificados nos exames de conhecimentos.
O concurso é composto por várias fases eliminatórias e classificatórias: provas objetiva e dissertativa, exame psicológico, exame de aptidão física (com testes como barra fixa, resistência abdominal, corrida de 50 m e de 2.400 m), exames de saúde (médicos, odontológicos e toxicológicos), avaliação da conduta social, da reputação e da idoneidade, além de análise de documentos. A posse ocorre somente após conclusão do Curso Superior de Técnico de Polícia na Escola Superior de Soldados.
O edital recomenda que os candidatos acompanhem publicações no Diário Oficial do Estado e no site da Vunesp, com atenção especial ao período de 17 a 25 de novembro para eventuais convocações. Mais informações e o edital completo estão disponíveis no site da banca organizadora.