Contaminado pelo coronavírus, no meio do tratamento e possivelmente sendo vetor da doença, as câmeras e holofotes presentes no primeiro dia de vacinação em Ribeirão Preto fizeram com que o prefeito saísse do isolamento e participasse normalmente da cerimônia.
Antigamente, durante o processo de educação e formação de caráter, os pais diziam “o exemplo vem de cima”, mas parece que na guerra e na política realmente vale tudo.
A irresponsabilidade do Sr. prefeito Duarte Nogueira não pode e nem deve ser mais importante do que o fato de a vacinação ter começado em Ribeirão Preto, por isso não vamos gastar mais caracteres aqui com a atitude, grotesca, egocentrista e no pior momento possível, cometida.
Ribeirão Preto iniciou nesta terça-feira, dia 19 de janeiro, a vacinação contra a Covid-19, com a aplicação da primeira dose da CoronaVac no Hospital das Clínicas (HC). A técnica de enfermagem Maria Luci, com 10 anos dedicados a saúde, foi a primeira a receber a dose da vacina em ação que contou com a participação do governador de São Paulo, João Doria, e do prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira.
Mais três profissionais da saúde foram vacinadas durante a cerimônia que marcou o início da imunização dos profissionais da saúde de Ribeirão Preto, as enfermeiras Juliana Badia e Flabia Trovó e a fisioterapeuta Vivian Siansi. Até o final da manhã, outros 16 profissionais da saúde receberiam a dose da vacina. Até o final da semana, cerca de 3 mil profissionais serão vacinados.
Ao contrário de Duarte Nogueira, que não usou face shield, aplaudiu expulsando de suas mãos o vírus na direção de qualquer pessoa, tocou, foi tocado, etc… Maria Luci foi escolhida para ser a primeira profissional da saúde a receber a vacina por ser exemplo de vida ao se dedicar à enfermagem e preservar sua família para se dedicar ao atendimento dos pacientes com Covid-19, seguindo as regras de distanciamento, isolamento, higienização e proteção facial.
Foto: Fernando Gonzaga